Os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental inseridas no Programa A União Faz a Vida participaram dia 13 de março de uma capacitação. Eles refletiram a prática dos Projetos Pedagógicos em cada uma delas, principalmente na avaliação e análise dos desejos da comunidade escolar, nos valores a serem trabalhados e nas experiências a serem vivenciadas nesse ano letivo.

Durante o encontro também foram avaliados os projetos do ano letivo que passou e o que eles pretendem para o ano de 2010. Houve ainda uma reflexão baseada no Construtivismo de Paulo Freire, para quem “toda a aprendizagem começa a partir da leitura do mundo, do compartilhamento do que foi lido e da vivência desse mundo lido”. No final da capacitação, ficou clara a necessidade de haver sintonia, união e trabalho pelo mesmo objetivo, e cooperação nas equipes de cada escola.

O programa vem sendo desenvolvido em Encantado desde 1999, numa integração e parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Sicredi, com o apoio da Univates.

Data de publicação: 15/03/2010