Atendendo aos princípios do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Secretaria Municipal de Assistência Social promove atendimento às famílias através de grupos de Orientação e Apoio Sócio-Familiar (OASF). Os grupos são direcionados a todos os segmentos da convivência familiar e têm o objetivo de orientar sobre a prevenção aos diversos tipos de vulnerabilidade social, nas quais os integrantes estão envolvidos.

Os grupos de gestantes, meninas adolescentes, mulheres e idosas participam de encontros quinzenais, em sala de oficina específica para o atendimento. Cada turma integra 15 participantes, totalizando 75 famílias atendidas. A metodologia de trabalho prevê orientação social de acordo com os interesses das integrantes, atividades recreativas e oficina de artesanato com o objetivo de oportunizar uma fonte de geração de renda alternativa.

Para a gestante Perla Cabreira Chaves (22), a participação no grupo é muito importante não somente para ela, mas para o bebê que está esperando. "Aqui podemos esclarecer dúvidas, aprender a confeccionar artesanato, como uma lembrancinha de maternidade, e compartilhar nossas experiências", comenta.

Para participar dos grupos, as famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico, receber o benefício Bolsa Família e passar por avaliação social. No caso das gestantes, elas devem estar também com os exames pré-natalem dia. Estãoprevistas para o decorrer do ano, atividades extras como palestras, exposição do material confeccionado nas oficinas de arte, confecção do cartão de artesão, comercialização do artesanato em eventos do município, além de momentos de integração e viagens.

Data de publicação: 25/02/2010