Os secretários municipais da Agricultura, Sander Bertozzi, e da Administração, Luciano Moresco, estiveram na cidade de Viamão segunda-feira (22) para participar da reunião do Comitê Gestor do Programa Luz Para Todos. O pleito do município junto ao programa do governo federal é melhorar o fornecimento de energia elétrica, através da ampliação de redes trifásicas e incrementar as já existentes, principalmente na área rural.

O convite para participar da reunião ocorreu a partir de um contato anterior com o engenheiro e coordenador estadual do programa, João Ramis, quando o vice-prefeito José Calvi e o secretário Luciano Moresco estiveram na sede do Escritório Estadual da Eletrosul-Eletrobrás,em Porto Alegre. Ramiselogiou a iniciativa da Administração Municipal em buscar alternativas para os problemas das comunidades do interior.

De acordo com Bertozzi, "as melhorias em eletrificação no meio rural são indispensáveis para o crescimento de Encantado". "A baixa qualidade no fornecimento de energia elétrica causa queima de equipamentos e, principalmente, a impossibilidade de novos investimentos", explica.

Um dos exemplos está na Linha Argola, que concentra grande produção de aves e suínos, mas os proprietários não conseguem expandir seus investimentos devido à precária rede de energia elétrica. A comunidade já encaminhou abaixo-assinado às autoridades competentes para que o problema seja solucionado.

Pesquisa

Durante a reunião, Bertozzi apresentou o levantamento técnico feito pela Secretaria Municipal da Agricultura, em 12 comunidades, que apresenta as principais dificuldades do interior do município. "Recebemos uma indicação, durante o encontro, de que nosso pedido é justo e que existe grande possibilidade de recebermos recursos, a curto prazo, para os casos mais urgentes", relata. Moresco ressaltou que Encantado conquistou recentemente verba de R$ 468 mil para a construção de quatro unidades de tratamento de dejetos suínos e que nos locais onde as mesmas serão instaladas não há condições na rede elétrica para o funcionamento.

O programa

O Programa Luz Para Todos, do governo federal, tem como meta levar energia elétrica aos moradores do meio rural do país que ainda não dispõem do serviço. O objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. Em Encantado, cerca de 200 famílias já foram beneficiadas com o Luz Para Todos. No Rio Grande do Sul são 370 mil moradias, desde o ano de 2003.

Data de publicação: 24/02/2010