A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) visitou hoje diversas escolas municipais de Ensino Fundamental para recepcionar professores, funcionários e alunos no primeiro dia do ano letivo. A secretária Roseli Mottin Soares desejou sucesso a todos e um ano repleto de realizações. "Que esse seja um ano de relações harmoniosas e muitas aprendizagens em todas as escolas", desejou.

Retornaram aos bancos escolares 900 estudantes, do pré-escolar à oitava série, em seis escolas municipais - Porto XV, João BatistaLa Salle, Tancredo Neves, Centro Municipal de Educação Encantado (CMEE), Mundo Encantado e Batista Castoldi. Apenas a Escola Municipal Osvaldo Aranha não retornou às atividades devido às obras de reparo na ponte da comunidade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltará às aulas no dia 1º de março, no CMEE.

Todas as escolas prepararam atividades especiais para o primeiro dia de aula. Na escola Tancredo Neves os alunos participaram de um momento de sensibilização, com música e atividades de reflexão. Na escola Porto XV, conforme a coordenadora Ana Maria Prediger Martins, serão desenvolvidas ao longo do ano atividades que envolvam a família na escola. "Nosso foco será: melhorando as relações", explica.

Emoção do retorno

Para os alunos, o dia foi de muita expectativa e ansiedade para rever colegas, conhecer novos professores e voltar ao convívio escolar. Os alunos do primeiro ano da Escola Tancredo Neves, Israel Roberto da Silva Antunes (6) e Stephanie Busolli Nonemacher (6) estavam ansiosos para o começo das aulas. Ocupando o primeiro lugar na fila, eles aguardavam as atividades e ouviam atentos as orientações dos professores.

Reformas

As escolas Batista Castoldi, Centro Municipal de Educação Encantado e Porto XV receberam pinturas interna e externa, além de outras reformas, melhorias e aquisição de móveis. O CMEE recebeu inclusive novo cercamento e portão eletrônico. Foram realizadas desinsetização, limpeza de caixas d´água e serviços de reparo e manutenção em todas as escolas municipais.

Data de publicação: 22/02/2010