A promulgação, pelo Congresso Nacional, da emenda constitucional que fixa em R$ 930 o piso dos agentes comunitários de saúde foi um dos assuntos debatidos pelos prefeitos na assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada ontem, na prefeitura. Mais que manifestar a apreensão quanto à elevação dos gastos relativos à folha de pagamento, sem deixar de reconhecer a importância dos profissionais, os chefes dos Executivos municipais repudiaram, mais uma vez, o fato de não serem indicados recursos para cobrir a diferença. Na região, por exemplo, os municípios pagam, em média, R$ 600 mensais aos agentes. "O governo cria as benesses, e nós pagamos a conta", enfatizou o presidente da entidade, Paulo Kohlrausch (PMDB). No entender dos prefeitos, é preciso que haja pressão, por meio das entidades representativas, não somente em relação a esse, mas também outros programas para os quais não há garantias de recursos.

Palestra

O secretário extraordinário de Assuntos Institucionais do governo do Estado, José Alberto Wenzel, foi o palestrante na assembleia da Amvat. Frisou que o papel da pasta é buscar a aproximação com os municípios. Ele recebeu sugestões e pedidos dos prefeitos.

Assinatura de convênio

Na ocasião, o prefeito Paulo Costi assinou termo de compromisso para aplicação de recursos transferidos pelo governo do Estado, na ordem de R$ 25 mil, para recuperação dos danos causados pela enxurrada do início do ano. O recurso foi obtido devido ao decreto do estado de emergência no município.

Data de publicação: 19/02/2010