Os professores das escolas municipais de Ensino Fundamental iniciaram as atividades do ano letivo ontem com a palestra do professor Itamar Hammes, da Univates, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo. Com o tema "Para re-encantar nossas práticas pedagógicas nas escolas", Hammes enfatizou a necessidade de o professor se encantar, se maravilhar e cativar o aluno.

"Ao mesmo tempo em que o professor é um ensinante ele é também um aprendiz" garantiu. Para ele, "ensinar exige consciência do inacabado, respeito à autonomia e aos saberes dos educandos, e que o educador tenha presente que todos temos algo a aprender e que, na verdade, o professor é um vendedor de sonhos".

O encontro de formação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com o Sicredi, integra o Programa A União faz a Vida, implantado no município há 11 anos. Em nome da Administração Municipal, a secretária de Educação e Cultura Roseli Mottin Soares deseja boas-vindas aos professores, alunos, funcionários e famílias, e que todos tenham um bom retorno e muito sucesso no ano letivo de 2010.

Programação

Hoje e amanhã (18) os professores participam de reuniões nos educandários. Segunda-feira (22) os alunos retornam às escolas para o início das aulas. Uma exceção será na Escola Osvaldo Aranha, que terá o reinício do ano letivo prorrogado até que as obras na ponte da localidade de Barra do Coqueiro estejam concluídas.

Data de publicação: 18/02/2010