O vice-prefeito José Calvi e o secretário da Administração Luciano Moresco estiveram terça-feira (26) no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, para encaminhar pedido de recursos para a recuperação de estradas do interi....

O vice-prefeito José Calvi e o secretário da Administração Luciano Moresco estiveram terça-feira (26) no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER),em Porto Alegre, para encaminhar pedido de recursos para a recuperação de estradas do interior e de pontilhões danificados pela enxurrada do início do mês. O DAER, após estudo dos prejuízos, baseados em dados da Defesa Civil do Estado, estará liberando recursos de R$ 50 mil a R$ 150 mil para os municípios que decretaram situação de emergência. Calvi espera que Encantado receba um bom valor, pois os estragos foram significativos.

Melhorias para o abastecimento de energia no interior

Calvi e Moresco estiveram ainda na sede do Escritório Estadual da Eletrosul-Eletrobrás, que abriga também o Comitê Estadual do programa federal Luz para Todos. Eles foram recebidos pelo engenheiro e coordenador estadual do programa, João Ramis, a quem apresentaram as dificuldades de eletrificação na área rural.

A baixa qualidade no fornecimento de energia elétrica causa queima de equipamentos e, principalmente, a impossibilidade de novos investimentos. Um dos exemplos está na Linha Argola, que é uma localidade de grande produção de aves e suínos, mas que os proprietários não conseguem expandir seus investimentos devido à precária rede de energia elétrica.

O assunto foi recebido com preocupação por parte da Eletrobrás. Ramis garantiu que já estão sendo elaborados projetos junto às concessionárias de energia - entre elas a AES Sul, que abastece a região - para a solução dos problemas. O Poder Executivo fará um levantamento técnico das principais deficiências e prioridades de melhorias e encaminhará para apreciação da Eletrobrás.

O objetivo da Administração Municipal é agilizar a destinação de investimentos, a curto prazo, para melhorar este serviço. O prefeito Paulo Costi justifica que "o desenvolvimento da área rural e a geração de renda dependem dessas melhorias. Estamos buscando melhorias nesse serviço, que é indispensável para o crescimento de Encantado".

Data de publicação: 28/01/2010