O Conselho Municipal da Defesa Civil (Comdec) divulgou recentemente os números dos danos causados pela enxurrada do dia 4 de janeiro. A c huva forte, associada ao aumento repentino das águas dos arroios e córregos, causou inundações em residências, estabelecimentos comerciais e industriais, destruição de estradas, propriedades, benfeitorias, plantações e mata ciliar.

Conforme o presidente do Comdec e coordenador da Defesa Civil, Adil Luiz Feraboli, o levantamento apresentou danos ambientais de aproximadamente R$ 1.124.000,00. Os prejuízos em residências particulares e campings somam R$ 750 mil. Já em bens públicos como pontes, acessos, estradas, pinguelas o valor chega a R$ 2 milhões. As perdas em estabelecimentos comerciais e industriais somam R$ 500 mil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda, a esses números é preciso somar o prejuízo econômico para o município, que sofrerá com a queda de arrecadação na ordem de R$ 800 mil.

Outra preocupação demonstrada por Feraboli é referente ao meio ambiente. "Para recuperar a mata ciliar, nas margens dos arroios Jacaré e Jacarezinho, vai demorar aproximadamente 30 anos, desde que os proprietários também colaborem com a preservação e replantio", calcula. Com a reestruturação da Defesa Civil no município, serão encaminhados projetos para o governo federal para a realização de obras preventivas e cursos para orientação para a comunidade sobre preservação ambiental e enfrentamento de desastres ambientais.

Lembrando os momentos de angústia vividos pelas famílias atingidas pela enxurrada, Feraboli faz um agradecimento aos voluntários que ajudaram de todas as formas para minimizar os prejuízos e sofrimento. "Somos gratos também aos secretários municipais da Administração, Luciano Moresco, e do Planejamento, Tiago Orsolin, pela dedicação, interesse e eficiência no levantamento dos prejuízos e danos", complementa.

Pessoas desalojadas: 298

Pessoas desabrigadas: 45

Pessoas afetadas: 10.300

Pessoas feridas leves: 10