A Administração Municipal decidiu cancelar os eventos que seriam realizados neste ano, devido aos prejuízos causados pela enxurrada do dia 4 de janeiro. A medida tem o objetivo de transferir recursos que seriam utilizados na realização do Canto da Lagoa e Escolha das Soberanas para ampliar os serviços da Secretaria de Obras, através da contratação de máquinas e aquisição de material para reconstrução de pontes, estradas e locais públicos danificados.

O único evento que ocorrerá será o Garota Verão, uma vez que o contrato com empresa realizadora havia sido firmado ainda no mês de dezembro. A etapa regional do concurso ocorrerá no dia 24 de janeiro, às 18h30min, na Praça da Bandeira. Os demais eventos que recebem apoio da Administração Municipal, ao longo do ano, passarão por uma reavaliação.

De acordo com levantamento inicial realizado por uma equipe da Administração Municipal, juntamente com a Defesa Civil, que serviu de base para o decreto de situação de emergência, o valor das perdas com relação a bens públicos - estradas, pontes, bueiros, posto de saúde - deverá ultrapassar R$ 2,5 milhões. Os danos à produção primária - frangos, suínos, lavouras de soja, milho, fumo - e aos proprietários de imóveis urbanos atingidos pela enxurrada, deverão somar mais de R$ 3 milhões.

O prefeito Paulo Costi e todos os secretários municipais esperam a compreensão da comunidade com esta medida. "A reparação dos estragos é urgente e não temos recurso suficiente para todos esses atendimentos. Lamentamos ter que tomar essa decisão, mas precisamos optar entre realizar eventos ou fazer obras emergenciais para dar condições mínimas de trafegabilidade, escoamento da produção rural e saneamento em bairros e loteamentos da cidade", explica Costi.

Conforme o secretário de Obras, Ivanor Daltoé, inicialmente serão adotadas medidas para permitir o tráfego nas estradas do interior, especialmente para o escoamento da produção, e reparos de urgência em bairros e loteamentos da área urbana. Daltoé destaca que as situações mais graves de acesso estão nas comunidades das Linhas São Roque, São Brás e Divertida.

Data de publicação: 08/01/2010