O volume intenso de chuva registrado no início da tarde de segunda-feira (4) causou alagamentos e destruição em diversos bairros do município. A precipitação desde a noite anterior contribuiu para a situação desoladora. A localidade mais atingida pelo temporal foi Jacarezinho, onde 81 casas e sete estabelecimentos comerciais ficaram alagados, devido ao transbordamento dos arroios Jacarezinho e Jacaré. Mais de dez residências ficaram danificadas e outras totalmente destruídas. Conforme o responsável pela Defesa Civil do município, Adil Feraboli, 74 famílias ficaram desalojadas. Houve ainda corte no fornecimento de água e energia elétrica. Os prejuízos foram contabilizados também na Escola Estadual Antônio de Conto, Posto de Saúde, Cemitério, Salão Comunitário e Igreja São Carlos.

Conforme a Secretária da Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, três famílias foram alojadas no Parque Municipal João Batista Marchese. Elas receberam alimentação, colchões, cobertores, travesseiros e material de higiene. A secretaria prestou atendimento também a outras famílias atingidas nas proximidades do Trevo do Rizzi.

O acesso aos municípios de Doutor Ricardo e Nova Bréscia, através da RS 332, ficou interrompido até o início da madrugada. A queda de barreiras no Arroio Lambari provocou o alagamento de diversas casas nos bairros Lambari, Vila Moça e Centro. Nas proximidades do Supermercado Imec a água invadiu a pista da RS 129.

No interior do município, a força da água destruiu o aterro e danificou as pontes na Barra do Coqueiro, Linha São Brás e Jacarezinho. Outras cinco pinguelas foram danificadas entre as localidades de Jacarezinho e Barra do Coqueiro. Os secretários municipais de Obras, Ivanor Daltoé, e da Agricultura, Sander Bertozzi, coordenaram os atendimentos de urgência.

Na propriedade do produtor Moacir Giacomolli,em Linha Jacaré, a força da água destruiu três aviários e matou cerca de 35 mil frangos. Outro aviário destruído foi o de Clairton Borghetti, na Barra do Coqueiro. O produtor contabilizou 14 mil frangos mortos. Outras propriedades rurais sofreram com a destruição de lavouras, além de danos aos acessos das propriedades.

O prefeito Paulo Costi define o ocorrido como uma catástrofe, pois foi uma precipitação intensa e a força e o volume de água deixaram destruição por toda parte. Além da Administração Municipal, auxiliaram nos trabalhos de apoio o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, empresários e voluntários.

Data de publicação: 05/01/2010