A semana que passou, sob a coordenação do CODEVAT, (Cíntia Agostini e Ney Lazzari), realizou-se no prédio 11 da Univates, uma discussão com grande grupo de representantes de municípios da área de abrangência da AMVAT sobre dados do diagnóstico e análise situacional do Vale do Taquari.Representou Encantado o Professor Airto Francisco Gomes, na área da Educação.

O encontro visa a elaboração de um planejamento estratégico, relacionando programas, projetos e ações de desenvolvimento para a região. Os representantes, da maioria dos municípios da região, se reuniram por áreas, abrangiam diferentes setores das Administrações municipais e da economia regional, trabalharam o dia inteiro, neste 1º encontro que terá continuidade em 2010. Gestão estrutural (saneamento, energia, comunicações, transporte, meio ambiente, habitação e urbanismo) - Gestão econômica (setores de Economia, mercado de trabalho, comércio exterior e gestão pública local) - Gestão social (saúde, justiça e segurança, assistência social, cultura, esporte e lazer) - Gestão institucional (articulação e relações interinstitucionais, fomento do capital social e gestão de eventos).

Entre os pontos fortes e fracos do Vale do Taquari, foram destacados:

Fortes:
Espaço para desenvolvimento, população de bom nível cultural, disponibilização de ensino superior, convívio comunitário. Resultados na saúde já despontam, há uma diversidade de eventos, diversidade sócio-cultural, diversidade de instituições. Excelente mídia escrita e falada, grande potencial energético, locais para destinação de resíduos sólidos e conhecimento técnico. Agroindústria forte, recursos naturais, potencial energético, acessos facilitados a outras regiões e à capital, rio Taquari, cultura e associativismo.

Fraquezas (algumas)
Agregação de valores, concentração produtiva (grandes empresas se resumem basicamente a frangos/suínos/embutidos/erva-mate)
Qualificação do turismo, desenvolvimento das cadeias produtivas, oferta de pesquisa e tecnologia. Telefonia fixa e móvel, baixa qualidade na distribuição de energia, saneamento básico.

Oportunidades (algumas)
Fortalecimento de hospitais regionais, aproximação universidade/municípios, aumento da população, certificação da origem de produtos, criação de estruturas sociais.

Ameaças:(algumas)

Oscilação de mercado, investimento pré-sal, migrações, êxodo rural, baixo incentivo instituições públicas e comunitárias, instituições que vem de fora, investimentos baixos na educação, falta representatividade política para a região, interesses decisórios recaem para outras regiões.

Data de publicação: 10/11/2009