As dependências do Auditório Imigrante do Centro Administrativo estiveram lotadas, ontem à noite, quando foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Cultura. Pela primeira vez em Encantado ocorreu um debate,aconvite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para discutir a questão da cultura com a comunidade.

A Secretária Roseli Mottin Soares deu as boas-vindas, destacou as intenções do evento e agradeceu a presença do prefeito Paulo Costi e representantes de diferentes entidades culturais do município. Os participantes debateram eixos com temas culturais, projetando um Plano Municipal de Cultura para Encantado, que será aplicado a partir de 2010.

As diretrizes locais foram divididas em cinco eixos temáticos: Cidadania, Desenvolvimento, Diversidade Cultural, Cultura Criativa e Institucionalidade da Cultura, com grupos de 20 pessoas de vários segmentos como o tradicionalismo, canto coral, teatro, música e dança. Foi registrada grande presença de alunos e professores de diversas escolas municipais e estaduais, com destaque à participação de alunos dos terceiros anos do Instituto de Educação Monsenhor Scalabrini.

Os trabalhos foram coordenados pelo professor Airto Francisco Gomes, que deverá levar a triagem de sugestões e os debates feitos pelos diferentes grupos para a Conferência Estadual em Porto Alegre, no mês de dezembro. Após a elaboração do Plano de Cultura, este deverá ser enviado à Câmara de Vereadores para apreciação. As referidas ações habilitam o município a concorrer a futuros projetos do Ministério da Cultura.

Entre as principais sugestões se destacam:

• Preservação de prédios históricos e locais que possam promover encontros culturais da comunidade;
  • Construção de um Centro Cultural;
  • Valorização das etnias em evento especial;
  • Valorização da diversidade cultural com seus talentos locais em evento específico; (dança, teatro, capoeira, música, artes);
  • Investimento nos espaços culturais como o Caminhódromo, Centro Administrativo, Parque Municipal e Lagoa da Garibaldi;
  • Projetar melhor infraestrutura em atrações como Caminhos dos Moinhos Coloniais; (Palmas, Lambari e Barra do Guaporé);
  • Valorização da Semana Farroupilha através de uma forma mais atrativa, em conjunto com entidades;
  • Promover desfiles temáticos, valorizando etnias e costumes;
    Maior divulgação dos eventos culturais já tradicionais;
  • Maior incentivo à visitação ao Museu e Casa de Cultura.

No Plano Municipal de Cultura devem se destacar as ações de como serão realizadas as propostas sugeridas no referido encontro.

Data de publicação: 21/10/2009