Com recursos viabilizados através de emenda do Deputado Federal Enio Bacci, a Administração Municipal adquiriu, mediante processo licitatório, um veículo FIAT/DOBLO, adaptado para ambulância. O veículo servirá para atendimento das demandas da Secretaria da Saúde, especialmente para remoção de pacientes dentro do município ou para outros centros de atendimento especializado como Lajeado, Estrela, Porto Alegre e Canoas.O secretário da Saúde Marino Deves destaca a importância desta aquisição. "Trata-se de um veículo novo, equipado para remoções e atendimento aos cidadãos encantadenses", explica. Existe no município uma demanda crescente na área de saúde, inclusive com remoções e atendimentos emergenciais. Conforme Deves, "quando ocorreu a confirmação do recurso, tentamos canalizá-lo para a aquisição de um veículo maior, que possibilitaria uma ambulância mais adequada para remoções de urgência". Entretanto, a mudança não foi possível uma vez que o recurso estava vinculado à aquisição de um veículo de porte médio, como o que foi adquirido. "Sem dúvida ele irá possibilitar um melhor atendimento para esta demanda de transferências, com segurança aos pacientes", garante.A Administração Municipal ainda está empenhada em disponibilizar para a população de Encantado uma ambulância do tipo UTI, seja através da SAMU ou semelhante.

O prefeito Paulo Costi analteceu a aquisição e lembrou que "o último veículo ambulância havia sido adquirido pela prefeitura no ano de 1997". "Ainda necessitamos de uma ambulância adequada para remoções de urgência e por isso estamos trabalhando incessantemente para viabilizarmos a aquisição também deste veículo para que a nossa população seja ainda melhor atendida nesta área prioritária que é a saúde".

Data de publicação: 20/10/2009