Mais de 250 convidados dentre autoridades, membros de conselhos do estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura, participaram do Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC), nos dias 13 e 14 de outubro, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa de Porto Alegre.

Encantado esteve representado pela Secretaria da Educação e recebeu junto com os demais participantes, subsídios para implantarem, nos seus respectivos municípios e no estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC.

O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e do SNC, João Roberto Peixe, destacou a importância da realização das conferências de cultura, como um instrumento dos sistemas municipais e estaduais. "Temos pela frente uma oportunidade extraordinária, que são as conferências municipais, estaduais e a nacional. É fundamental que essas conferências formulem estratégias, diretrizes, planos de Cultura", ressaltou Peixe.

A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados,se compromissou com o andamento da PEC do SNC e justificou: "Precisamos ainda mais do SNC, agora que votamos a PEC 150, que fará com que o orçamento da Cultura salte de R$ 1,3 bilhão para R$ 5,3 bilhões. Os municípios precisam criar seus fundos".

Até o momento, já foram realizados 18 seminários, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Até o início de dezembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, serão promovidos seminários para apresentar a Proposta de Estruturação, Institucionalização e Implementação do SNC aos setores públicos e à sociedade civil.

Conferência Estadual de Cultura de Encantado será dia 20 e aberta à comunidade
Encantado realiza na próxima terça-feira das 19h às 22h, no auditório Imigrante, no Centro Administrativo Municipal, a 1ª Conferência Estadual da Cultura, quando os participantes, representantes de entidades, escolas e comunidades, escolherão as diretrizes que farão parte do Plano Municipal da cultura para 2010. É importante a participação das pessoas para debaterem o que é mais importante discutir na área cultural do município.

Data de publicação: 15/10/2009