EVENTO SERÁ REALIZADO NO PARQUE JOÃO BATISTA MARCHESE.

Encantado realiza o 1º Festival Nacional de Chula

O município de Encantado está dando um passo importante na valorização de suas tradições ao realizar o Primeiro Festival Nacional de Chula, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, no ginásio do Parque João Batista Marchese, durante a semana Farroupilha, de 12 a 21 de setembro.

O evento será realizado pela Prefeitura Municipal, Gaita Produtora, MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e a 24ª RT, com apoios de Davi Chuleador, Galo Veio, GAN Anita Garibaldi e o CTG Giuseppe Garibaldi. O objetivo é resgatar e valorizar uma dança que é símbolo da cultura gaúcha, envolvendo todos os tradicionalistas do Rio Grande do Sul e agora, pela primeira vez, com participação de todo o Brasil.

O lançamento oficial do festival será realizado no dia 5 de agosto, às 19h, na sede do Anita, onde serão apresentadas as novidades e detalhes do evento. Este festival representa uma oportunidade única de fortalecer as raízes culturais, promover a integração entre os tradicionalistas de todo o país e celebrar a riqueza da nossa cultura gaúcha.

A chula é caracterizada por movimentos vigorosos, sapateados e desafios entre os dançarinos, que demonstram suas habilidades e técnica. A dança é tradicionalmente associada aos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) e faz parte do repertório de danças gaúchas.

 Encantado convida a todos a prestigiar essa grande celebração da nossa história e das nossas tradições!

 

 

Fonte: PREFEITURA

Data de publicação: 01/08/2025

Créditos: IMPRENSA

Créditos das Fotos: IMPRENSA