PREFEITURA E RGE ALINHAM AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA FIAÇAO AÉREA NO CENTRO DA CIDADE.
Encantado e RGE alinham ações para organização da fiação aérea no centro da cidade.
A Prefeitura de Encantado e a concessionária RGE realizaram uma reunião na tarde da quarta-feira, 21, com o objetivo de tratar da retirada de fiações excedentes e cabos inutilizados que contribuem para a poluição visual no município. O encontro, conduzido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, marcou o início de uma articulação para melhorar a organização do cabeamento aéreo urbano.
No primeiro momento, as operadoras de telecomunicação serão convidadas a discutir, junto ao poder público, soluções para qualificar o sistema de fiação, priorizando a segurança, a organização dos postes e a estética urbana. A proposta é estabelecer um diálogo construtivo que permita definir responsabilidades e promover ações conjuntas.
Posteriormente, está prevista a realização de mutirões, com foco inicial no quadrilátero central da cidade, para retirada da fiação excedente e reorganização dos cabos. A fiscalização da poluição visual causada por fios soltos ou desordenados é regulamentada pela Lei Municipal nº 4.877, de 2022.
Durante a reunião, o gerente da RGE, Cristiano Guedes da Silva, colocou a concessionária à disposição para atuar especialmente em situações que envolvam risco elétrico. Participaram também o secretário José Caetano Turatti Ost, o engenheiro eletricista Paulo Stapenhorst e o gestor municipal Marcelo Casaril.
A iniciativa busca promover um ambiente urbano mais seguro, limpo e visualmente organizado, fortalecendo a parceria entre o poder público e empresas prestadoras de serviço.
Data de publicação: 22/05/2025
Créditos: IMPRENSA
Créditos das Fotos: IMPRENSA