Dois módulos já foram realizados.

Atenta às oportunidades que a construção da estátua do Cristo Protetor traz para Encantado, a Administração Municipal trabalha diferentes ações para fortalecer o turismo local.

Uma das iniciativas que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Turismo, em parceria com a Emater, é o curso de Qualificação em Turismo Rural. A atividade é gratuita e conta com 25 participantes.

Dois módulos já foram realizados. Os temas abordados foram Passos iniciais e bem receber em turismo rural e Turismo de base comunitária/turismo cultural/turismo étnico.

Os próximos quatro módulos vão trabalhar Alimentação e turismo rural; Atividades educacionais e lúdicas relacionadas ao turismo rural: turismo rural pedagógico, turismo de estudos e intercâmbio e cavalgadas; Turismo na natureza: cicloturismo e caminhadas na natureza; e Comercialização de produtos de turismo rural.

Conforme a coordenadora de turismo da Administração, Paola Silveira, as aulas são presenciais e mesclam atividades práticas e conteúdo reflexivo. “O objetivo da qualificação é unir os proprietários dispostos a investir no turismo rural, discutir quais são seus anseios, projetos e dificuldades e juntos agirmos para que o propósito saia do papel de forma organizada, planejada e concreta”, explica.

Paola acrescenta que os principais benefícios apontados no treinamento são a elevação da autoestima das famílias, o incremento na receita familiar, a valorização do trabalho e os conhecimentos adquiridos para receber o turista em sua propriedade. “Os participantes estão vendo no Turismo Rural uma excelente oportunidade de negócio”, destaca. “Acreditamos que com a união de todos, Administração, entidades, empresários e comunidade, o município de Encantado terá muitos atrativos que irão encantar, além do Cristo Protetor”.

Data de publicação: 26/08/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado