Usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço SUS e representantes do Governo irão participar da fase Estadual em maio

Na tarde desta terça-feira (28), no auditório Brasil, do Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, aconteceu a 3º Conferência Municipal da Saúde.

O evento contou a palestra de Regiane Möllmann sobre o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” e debate dos seguintes eixos:

I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e

IV: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Ao todo, foram sugeridas 12 propostas.

Mais de 100 pessoas participaram da atividade, entre elas a secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Daltoé, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Stéfanie Casagrande, servidores públicos, representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a secretária Clarissa, “esta foi uma oportunidade de todos ligados à saúde e os usuários opinarem sobre os serviços prestados pela rede SUS. Trocar ideias, debater e trazer as informações dos serviços que já são prestados no município e ainda poder ouvir as ideias de cada um foi enriquecedor, e com certeza ouvidos e anotados”, frisa.

Delegados

Ao final do encontro foram eleitos 16 delegados que irão representar Encantado na próxima etapa da Conferência, em nível estadual, de 15 a 17 de maio em Porto Alegre.

Paola Moreira Vitter - usuário

Giovani Porto Schweiger – usuário

Lila Maria Lima Borba – usuário

Fernanda Roveda – usuário

Idiole Lurdes Signori – usuário

Neova Bertinatto – usuário

Neodete Orsolin Rosenbach – usuário

Eva Luciana Lima Borba – usuário

Elisabete Bertella – Trabalhador em Saúde

Eliane Villa – Trabalhadores em Saúde

Cristiano Silva – Trabalhadores em Saúde

Elisandra Sartori Rosa – Trabalhadores em Saúde

Fabiano Lemos – Representante do Governo

Sofia Toriani – Representante do Governo

Felipe Henrique Giaretta – Prestador de Serviço do SUS

Tatiane Cenci – Prestador de Serviço do SUS

Projeto Viver Bem

Antes de iniciar a Conferência, o professor Cristiano Silva, do Projeto Viver Bem, promoveu uma dinâmica. Em seus assentos, o público cantou, se alongou, sorriu, bateu palmas e realizou diversos movimentos.

Data de publicação: 29/03/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado