A Administração Municipal de Encantado realizou na noite de segunda-feira, dia 6, a abertura do ano letivo 2023 para os profissionais das cinco Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs).

Diretores e professores do Centro Municipal de Educação Encantado, Érico Veríssimo, Batista Castoldi, Mundo Encantado e Porto XV foram recebidos pelo prefeito Jonas Calvi e a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, no Auditório Brasil da Prefeitura.

Durante uma hora e meia, o corpo docente teve acesso ao Plano de Educação “Encantado, Cidade do Futuro, A Inovação Começa na Sala de Aula”, que estabelece 10 metas para qualificar o ensino da rede municipal, e conheceu detalhes sobre dois novos projetos: o Programa Encantado Aprende Mais e o 1º Prêmio Professores que Encantam.

O prefeito Jonas chamou a atenção para o momento transformador na Educação de Encantado, com altos investimentos na qualificação dos profissionais, na disponibilidade de novos equipamentos e plataformas digitais, na implantação do turno inverso em três escolas e na melhoria das estruturas dos educandários que beneficiam mais de mil alunos.

O gestor também elogiou a participação da equipe da Secretaria, dos professores, pais e alunos no processo. “O que era um sonho, hoje já é uma realidade. Desde que implantamos esse plano percebemos o quanto nos aproximamos dos professores e dos alunos. E é esse sentimento de pertencimento que queremos para a nossa educação. Hoje, nossos professores sabem aonde a gente quer chegar”, comentou. “A grande obra que quero deixar para Encantado é uma educação diferente para nossos filhos”.

As aulas presenciais nas EMEFs iniciam na próxima segunda-feira, dia 13.

Encantado Aprende Mais

O objetivo do programa Encantado Aprende Mais é desenvolver ações de fortalecimento do processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes no 1º ao 3º ano do ensino fundamental. “Nossa meta é que todas as crianças saibam ler e escrever já no primeiro ano do Ensino Fundamental”, afirmou a secretária Stéfanie. “O período da pandemia trouxe prejuízos ao desenvolvimento integral das crianças. Identificamos uma série de dificuldades na aprendizagem dos alunos e, por isso, precisamos adotar estratégias diferenciadas para recuperar esse tempo”.

O programa também prevê a inclusão das disciplinas de Inglês, História e Ciências nos Anos Iniciais, além da continuidade das oficinas de Música e Emoções. As atividades serão desenvolvidas a partir de três subprojetos: Sopa de Letrinhas (alunos do pré B), Desafiando sua Mente (matemática – 1º ao 3º ano) e Lâmpada Mágica (letramento – 1º ao 3º ano).

Professores que encantam

O 1º Prêmio Professores que Encantam quer valorizar as boas práticas desenvolvidas em sala de aula e destacar os profissionais que lideram essas iniciativas. “Nossos professores realizam tantos projetos de alto impacto, criativos, bem pensados e que, muitas vezes, não tem o destaque e a valorização que merecem”, diz Stéfanie.

A premiação envolverá as seguintes categorias: Educação Infantil (etapa Creche – 0 a 3 anos; etapa Pré-Escola – 4 a 5 anos); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Ciclo de Alfabetização – 1º a 3º ano; 4º e 5º anos); Ensino Fundamental – Anos Finais; Destaque na Educação Especial; Destaque na Educação Empreendedora e Prêmio Especial para Projeto Inovador utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Prêmio também fará homenagem à professora Roseli Mottin Soares, já falecida, que exerceu a função de Secretária de Educação e era professora da Rede Municipal de Ensino.

A premiação será entregue em um evento especial, marcado para o dia 11 de outubro.

Data de publicação: 08/02/2023

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado