O evento estava organizado para iniciar na Casa de Cultura com a procissão iluminada, mas devido à chuva foi transferido para o templo.

O público lotou a Igreja Matriz São Pedro para assistir às atrações da abertura da programação de Natal "Encantado Iluminada" na noite de domingo, dia 4.

A noite iniciou com a apresentação do Coral Vida e Canto da Associação Atlética Banco do Brasil. Na sequência, ocorreu o acendimento das velas na lanterna centenária, trazida a Encantado pelos imigrantes italianos.

A Orquestra Gustavo Adolfo/Univates apresentou um repertório com composições natalinas e antecipou a chegada do Papai Noel, que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Jonas Calvi, da primeira-dama Taísa e do padre Genoir Pieta.

Os pontos de iluminação que marcam a decoração natalina também foram ligados. Os enfeites e as luminárias foram instalados na Rua Júlio de Castilhos, na Rua Padre Anchieta (subida da Igreja), na rótula da esquina das Ruas Padre Anchieta e Duque de Caxias, na Casa de Cultura e na Igreja Matriz. As peças decorativas foram confeccionadas pelos servidores da Prefeitura.

A segunda edição do “Encantado Iluminada” tem o patrocínio de Dália Alimentos. A realização é da Administração Municipal e da Associação Cultural Encantado, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Assessoria é de Lume Eventos e Gaita Produtora, com o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

11/12 – 19h30min – Ballet Alessandra Espíndola – Casa de Cultura
18/12 – 19h30min – Abertura do Calçadão; 20h – Espetáculo teatral “O Encanto de Natal” – Igreja Matriz São Pedro
19/12 – 19h30min – Apresentação dos Corais: Coral Municipal, AABB Vida e Canto, São Carlos de Jacarezinho e Vítor Delazeri – Casa de Cultura
20/12 – 19h30min - Apresentações das EMEIs e EMEFs – Casa de Cultura