A cada ambiente visitado, o público era surpreendido com uma iluminação especial e a apresentação musical de alunos da Orquestra Jovem, Coral Municipal, Coral AABB Vida e Canto e Orquestra Municipal.

Um passeio pelas salas internas do prédio, nos espaços onde estão expostas as peças do Museu Municipal, marcou o início das comemorações dos 30 anos de criação da Casa de Cultura, na noite de quarta-feira, dia 17.

O prefeito Jonas Calvi agradeceu a as pessoas que contribuíram para a manutenção da Casa de Cultura ao longo dos anos. “É um patrimônio histórico do município. As ações voltadas à cultura merecem um olhar diferenciado da nossa Administração”, comentou.

A secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, afirmou que Encantado respira cultura e destacou que os corais e as duas orquestras utilizam a Casa para os ensaios semanais. “Temos importantes projetos para esse lugar”, declarou.

Secretária da Administração em 1992, ano em que foi criada a Casa de Cultura, a senhora Miria Conte também participou do evento. “É uma honra retornar a esse lugar cheio de histórias”, disse.

Saiba mais

A criação da Casa de Cultura se deu pela Lei 1.597/1992 em 13 de agosto de 1992. Pela Lei nº 3/92, o prédio existente da Casa de Cultura foi tombado como Patrimônio Histórico-Cultural municipal. A inauguração oficial aconteceu no dia 31 de março de 1993, dentro das comemorações do aniversário do município.

Atualmente, o historiador Marcos César Cadore trabalha na restauração de documentos históricos, que fazem parte do acervo municipal.

Data de publicação: 18/08/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado