A partir do dia 4 de abril começam as atividades do turno inverso em três escolas de Encantado: Érico Veríssimo, Batista Castoldi e Centro Municipal de Educação.

Na segunda-feira, dia 21, a Administração Municipal assinou o Termo de Colaboração com a Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção, de Porto Alegre, integrante da Rede Calábria.
A entidade foi a vencedora da licitação que buscava uma organização da sociedade civil para ser a responsável pela execução do projeto de educação integral no município.

O acordo estabelece que serão oferecidas até 618 vagas para alunos do pré ao 9º ano, distribuídas da seguinte forma: 220 na Érico Veríssimo, 304 no Centro Municipal e 95 na Batista Castoldi. O investimento mensal da Administração em cada aluno será de R$ 350,00.

O prefeito Jonas Calvi enfatiza que um dos objetivos do programa Cidade do Futuro é uniformizar a qualidade do ensino nas escolas de Encantado. "Essa parceria com a Rede Calábria é mais uma ação que busca atingir esse objetivo. Queremos tratar todas as escolas da mesma forma", afirma.

Conforme a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, a parceria com a Rede Calábria vem para somar na educação de Encantado. "Somos pioneiros na região em desenvolver essa proposta. Nosso turno inverso não será para passar o tempo. Os alunos vão aprender coisas novas, desenvolver habilidades e competências importantes para sua vida. O tempo será de qualidade", garante.

O currículo contempla cinco eixos de aprendizagem: letramento, numeramento, iniciação científica, educação para o sensível e inovação. Nesse contexto se inserem os maker space, laboratórios práticos de aprendizagem onde serão desenvolvidas atividades de inovação e tecnologia, como robótica, impressora 3D, drones, arduíno, entre outras.

Seleção de profissionais

Nesta semana, a equipe da Rede Calábria finaliza os processos seletivos para a contratação dos profissionais que trabalharão nas escolas. Inicialmente, são 35 vagas para educadores, monitores e oficineiros. Nos próximos dias serão realizados os seminários formativos e as atividades de introdução à metodologia pedagógica. "Estamos abrindo um mercado novo de trabalho para Encantado e região", destaca Stefanie.

A Calábria

A Rede Calábria está presente em 26 escolas de Porto Alegre e a cidade de Encantado é a primeira do interior do Estado a firmar parceria com a entidade porto-alegrense. "Estamos entusiasmados com essa oportunidade. É uma parceria que fará a diferença na região", comemora o vice-diretor operacional da instituição, Edson Zanella.

O coordenador pedagógico, Germano Passoello, explica que a proposta pedagógica da Calábria se fundamenta na missão de Acolher Promovendo Vidas, que está alicerçada na Mística Calabriana legada às atividades por seu fundador São João Calábria.

Passoello acrescenta que a metodologia tem inspiração na centenária proposta das escolas Waldorf, surgidas na Alemanha. "Com grande foco em atividades experienciais, esse método preconiza a observação das crianças e a criação de trilhas pedagógicas que respeitem seu desenvolvimento biopsicossocial. Com esse cuidadoso olhar para crianças e adolescentes desenvolvem-se os currículos artísticos e científicos que são a base das propostas de letramento, numeramento, educação para o sensível, iniciação científica e inovação", salienta.

Data de publicação: 21/03/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura