A equipe foi recepcionada no Auditório Itália pelo prefeito Jonas Calvi e pela Secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande.

Diretoras e professoras das Escolas de Educação Infantil de Encantado participaram na segunda-feira, dia 22, da abertura das atividades de 2022.

A equipe foi recepcionada no Auditório Itália pelo prefeito Jonas Calvi e pela Secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, que destacaram a grande meta da Administração em transformar Encantado na Cidade do Futuro a partir de ações e investimentos na Educação.

“Para termos êxito nesse plano, os professores são fundamentais. Contamos com o talento, a capacidade e a dedicação de vocês para estimularem o desenvolvimento das nossas crianças”, salientou o prefeito Jonas.

A secretária Stefanie apresentou as 10 ações do Programa Cidade do Futuro e solicitou que as educadoras contribuíssem com apontamentos. “Elas nos encaminharam por escrito o que aprovaram, o que não gostaram e o que acrescentariam no nosso plano. Agora, a nossa equipe vai avaliar”, afirmou Stefanie.

A programação contou ainda com a palestra da professora Manuelita Dotti, que explanou sobre a abordagem Pikler no desenvolvimento infantil. Esse método, que está sob avaliação da equipe da Secretaria, foi criado pela médica húngara Emmi Pikler. “A metodologia se apoia em princípios que valorizam a atividade autônoma da criança, permitindo que ela se desenvolva no seu próprio ritmo”, explicou Manuelita.

A palestrante

Manuelita Dotti é licenciada em Psicomotricidade pela Universidade Católica do Uruguai. Tem formação no Instituto Emmi Pikler, de Budapeste. É membro da Rede Pikler Brasil e da Red Pikler Nuestra América. Também é integrante da Laços Ateliê da Infância, supervisora na escola Yellow Educação Infantil, de Porto Alegre, e Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS.

Estrutura

Encantado conta com 10 EMEIs: Pingo de Gente (Vila Moça), Lago Azul, Planalto, Menino Trabalhador (Jardim do Trabalhador), Imigrante (proximidades do Parque), Ciranda Porto XV, Pequeno Príncipe (Nossa Senhora Aparecida), Navegantes, Santa Clara e Lajeadinho.

São cerca de 165 profissionais envolvidos e 1.100 vagas ocupadas.

Data de publicação: 22/02/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado