A entrega dos cheques da bonificação foi feita pessoalmente pelo prefeito Jonas Calvi, acompanhado do secretário de Agricultura, Odocir Bagatini, e das servidoras Angelica Sfoglia e Erica Bagatini.

A Administração Municipal de Encantado iniciou o pagamento das bonificações e dos incentivos aos agricultores. O valor total se aproxima dos R$ 500 mil e beneficia mais de 500 produtores que se enquadraram nos critérios estabelecidos pela Lei da Agricultura 4.864/2022.

A equipe concentrou a distribuição dos valores em sete comunidades: Linha Azevedo, Linha Argola, Jacarezinho, São Roque, Barra do Coqueiro, São José e Lajeadinho, locais que também receberam os demais produtores que residem nas localidades do entorno.

Para o prefeito Jonas, o contato com os agricultores é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição de cada um deles para com o desenvolvimento do município. “Seria muito mais fácil, administrativamente, depositar na conta bancária, mas optamos em reunir as comunidades e fazer a entrega pessoalmente. É o momento também para conversar com os agricultores, entender suas necessidades e dificuldades e avaliar a prestação dos serviços”, explica.

O gestor lembra que, após a nova lei da agricultura, criada e aprovada nesse ano, houve um incremento considerável no valor da bonificação. “Antes, o teto era R$ 300,00, independente dos investimentos que o agricultor fazia ou do número de notas tiradas do Talão Modelo 15. Agora, estabelecemos critérios. Quem produz mais, vai receber um retorno maior da bonificação, que pode chegar a até R$ 2 mil. E quem não produz tanto, nosso objetivo é incentivar para que ele aumente a produção”, comenta Jonas, que destaca os demais incentivos como os serviços de inseminação, horas-máquina, veterinário, entre outros.

O secretário Bagatini ressalta que a equipe da Agricultura está sempre à disposição para receber as demandas dos agricultores. “Procuramos atender a todos da melhor forma, sempre observando a legislação”, afirma.

Incremento

O avanço do setor primário de Encantado se confirma no índice do Valor Adicionado, que saltou de 16,50% em 2020 para 22,37% em 2021, conforme levantamento do Setor de Fiscalização Tributária do município.

“É um grande estímulo”

Produtor de leite em Linha Azevedo, Geraldo Farias, 61 anos, diz estar satisfeito, não só por receber a bonificação, mas também por saber que está dando retorno ao município. “É um grande estímulo, um reconhecimento por parte do município. Nos sentimos valorizados. Por menor que seja o incentivo, é válido. Isso não pode parar”, salienta Farias, que aponta também os serviços de horas-máquina e o projeto do Asfalto Comunitário como importantes iniciativas da Administração para fortalecer o interior. Para Nédio Fachini, 64 anos, de Linha Argola, a bonificação é um estímulo a mais para o agricultor. “Hoje, todas as atividades estão difíceis. É tudo instável. O valor do leite, por exemplo, subiu e, depois de dois meses, caiu de novo. Por isso, tudo o que se consegue ganhar a mais é bem-vindo”, comenta Fachini, que também trabalha com gado leiteiro.

Data de publicação: 24/11/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado