A nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ciranda, no Bairro Porto XV, foi inaugurada na terça-feira, dia 20. O investimento total foi de aproximadamente R$ 2 milhões, com recursos próprios do município. A capacidade de atendimento é de 120 crianças.

A estrutura de 695 metros quadrados conta com seis salas de aula, pátio coberto, playground externo, biblioteca, sala de amamentação, solário em todas as salas e placas de energia solar.

Conforme o prefeito Jonas Calvi, a construção da nova creche é mais uma conquista que está alinhada ao Plano de Educação “Encantado, Cidade do Futuro, a inovação começa na sala de aula”, idealizado pela Administração Municipal. “O sentimento de todos é de alegria. Uma obra dessa grandiosidade nos dá motivação para que possamos cada vez mais caminhar nesse propósito, de que a Encantado que queremos para o futuro começa na sala de aula. Temos muito a fazer, mas temos certeza que encontramos o caminho certo”, avaliou. “É contagiante poder conversar com as famílias e ver o quanto elas têm orgulho do conceito de educação que estamos propondo para o município”.

A secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande, explica que a nova proposta pedagógica é baseada nos conceitos de Emmi Pikler e Reggio Emilia, voltados para uma educação humanizada, que valoriza a autonomia e a independência da criança. “A estrutura que a EMEI Ciranda oferece segue essa linha, desde os espaços amplos, até a disposição dos móveis e o modelo de brinquedos”, acrescenta Stefanie, que projeta até o final do ano a oferta de mais 40 vagas na Ciranda.

Para a diretora da EMEI, Cristina Gonzatti, as salas maiores do novo prédio vão contribuir para o desenvolvimento das atividades. “É uma realização para as crianças, as famílias e para nós profissionais. Estávamos muito ansiosas para ver tudo pronto e organizado”, afirma. “É um presente para a comunidade escolar”, acrescenta a professora Sandra Baldasso Erich. “Era um sonho antigo das famílias. Foram anos de luta para que essa escola saísse”, completa a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Patrícia Cornelli.

Data de publicação: 21/09/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado