Nesse setor, o Valor Adicionado saltou de R$ 134 milhões em 2019 para R$ 237 milhões em 2021, um crescimento superior a 76%.

A Administração Municipal de Encantado comemora o avanço do setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo vegetal, animal e mineral) no retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Para o prefeito Jonas Calvi, o resultado demonstra que as ações e projetos do governo voltados para o setor primário são assertivos. “Projetos como o asfalto comunitário, o programa agrodigital, as redes de água, a perfuração de poços, as obras de terraplenagem e auxílios de horas-máquina contribuem para que o nosso interior se desenvolva e, por consequência, refletem em recursos para todo o município”, comentou. “Esse contexto também reforça o acerto na criação e aprovação da nova Lei da Agricultura, que garante mais estímulos aos produtores e nos dá a expectativa de melhorarmos ainda mais o nosso índice”.

No geral, considerando que o crescimento no índice de ICMS no ano passado foi recorde de 9,23%, nesse ano, o município se manteve estável, apesar de leve queda, correspondente a 1,48%.

O Valor Adicionado de Encantado, que envolve os quatro setores (indústria, comércio, produção primária e serviços) registrou aumento de R$ 1,028 bilhão em 2020 para R$ 1,059 bilhão em 2021.

Data de publicação: 05/08/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado