A Câmara Técnica de Inovação, do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) de Encantado, realizou na terça-feira, dia 24, o painel "MarketPlace: como adaptar meu negócio para as vendas digitais".

No bate-papo mediado pelo professor da Univates, Daniel Auler, foram apresentados as experiências da Campear, plataforma voltada para a comercialização de produtos do campo, e do e-commerce do Supermercados Dália. “Como que podemos colocar a tecnologia para trabalhar para a gente? Que opções a gente tem de tecnologia para vender mais?”, propôs Auler.

Na abertura, o prefeito Jonas Calvi, que também é o presidente do Conselho do Prodel, elogiou a iniciativa da CT de Inovação e reforçou que o debate segue a linha das ações que a Administração Municipal vem trabalhando nos últimos meses. “Estamos focados em desenvolver projetos voltados para a inovação em diferentes áreas de nosso governo, seja na Educação, na Saúde, na Agricultura, no Turismo e nas demais frentes”, destacou.

Democratizar o e-commerce do agro

CEO da Campear, Jean Fuchs falou sobre a trajetória da startup que deu origem à plataforma que é totalmente focada ao agronegócio e que já conta com rede própria de franquias espalhadas por regiões do Brasil. “Nosso propósito é apoiar o produtor rural a encontrar as melhores oportunidades de negócios”, salientou.

Segundo ele, na Campear.com, os clientes podem avaliar as melhores ofertas, além de conferir lançamentos de novos produtos. As fábricas, distribuidores e revendas podem ter a sua filial on-line com todos seus produtos disponíveis para anúncio ou venda com um processo transparente e seguro.

Fuchs acrescentou que a Campear procura atender as empresas que desconhecem os caminhos da venda digital. “Acompanhamos o processo do início ao fim. Oportunizamos que a empresa tenha sua filial on-line na internet, sem grandes investimentos e de forma muito rápida. Em menos de 10 minutos, essa empresa já está com sua loja dentro da Campear e vendendo através do Marketplace. Esse é o nosso objetivo: democratizar o e-commerce dentro do agronegócio”, explicou.

Expansão na pandemia

Supervisor de estoques da cooperativa Dália Alimentos, Daniel Tomazzi apresentou o case sobre o e-commerce do Dália Supermercados.

O profissional contou que o projeto iniciou em 2016. Após pesquisa de mercado e planejamento, o site entrou em funcionamento em 2017. “Pensamos em uma plataforma bem simples, para que todos conseguissem acessar o super.dalia.com.br”, afirmou.

Ele revelou que, na fase inicial, os próprios funcionários da cooperativa faziam as compras on-line, até como forma de testar o sistema e ajustar os processos. Quando foi liberado para o público, poucos clientes usavam. “Fizemos uma pesquisa e a maioria preferia a compra direta no super, até para ver de perto o produto. Fazíamos ações de marketing, mas não evoluía”, revelou. “Até que chegou a pandemia em 2020 e as vendas on-line explodiram. Colocamos mais gente para trabalhar. Éramos o único supermercado do interior do RS com essa opção de venda no digital”.

Atualmente são 12 mil itens cadastrados no site do Dália Supermercados. “É muita coisa para administrar, toda a hora há alteração de preços, troca ou acréscimo de produtos”, acrescentou Tomazzi.

Avaliação dos organizadores

Para os coordenadores da CT de Inovação do Prodel, a proposta do painel atingiu o objetivo. Cerca de 50 pessoas compareceram.

Conforme Marcelo Casaril, o Marketplace cresce e representa um nicho de mercado a ser explorado por empresas de diversos ramos. “O bate-papo foi esclarecedor em muitos pontos: as percepções que tiveram para que iniciassem os projetos, os desafios enfrentados, as soluções aplicadas, as perspectivas dos negócios e o que representa para eles o futuro de inovação e solução de problemas”, comentou. “Estes passos que estamos dando na direção da Inovação e Tecnologia são de enorme importância para o que Encantado planeja e quer se tornar no futuro e a colaboração de todos está sendo fundamental para que isso esteja se tornando realidade”.

Gustavo ‘Pato’ Radaelli acrescenta que o desafio é despertar a população de Encantado para esse modelo de negócio que cresce diariamente. “O case da Dália demonstra um modelo de negócio voltado para o mercado regional que está sendo um sucesso, ou seja, fazer as compras no mercado sem sair de casa. Já o case da Campear é algo audacioso e de crescimento muito rápido, apresentando uma plataforma que oferece produtos on-line de várias lojas, um legitimo shopping virtual. Dois sucessos e cada um com sua particularidade”, avaliou.

Data de publicação: 25/05/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado