A iniciativa é da Administração Municipal, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e patrocínio exclusivo do Sicredi Região do Vales.

A Capela Santo Antão recebeu a primeira placa oficial das informações turísticas do município. O ato de inauguração ocorreu na terça-feira, dia 19.

A nova sinalização possibilita uma visita autoguiada pelos pontos turísticos, com um breve descritivo do local. Além disso, a peça possui a tecnologia do QR Code, que direciona o turista para o site do município, com todos os atrativos turísticos, para ele escolher sua próxima parada.

O prefeito Jonas Calvi destacou o momento de Encantado, não só pela construção do Cristo Protetor, mas também pelas ações da Administração a favor do desenvolvimento do município. “Estamos inaugurando uma simples placa, mas que tem um significado enorme, principalmente, por estarmos na primeira capela de Encantado, um local que se alia ao sentimento da fé e religião transmitido pelo nosso Cristo”, salientou. “Que possamos ampliar as parcerias com empresas e entidades, como fizemos com o Sicredi, para colocarmos em prática cada vez mais os nossos projetos. Temos muitas coisas boas, que merecem ser divulgadas. Estamos encantados por conseguirmos realizar este trabalho, por termos um povo hospitaleiro, trabalhador e que consegue demonstrar o orgulho de ser encantadense”.

O gerente do Sicredi, Fábio Pretto, ressaltou que o turismo é o novo braço econômico de Encantado. “É um privilégio fazer parte desse projeto, assim como somos parceiros de tantos outros. Tudo o que for para melhorar a vida das pessoas e fomentar a economia queremos estar juntos”, afirmou.

O representante da comunidade Santo Antão, Derqui Pittol, falou sobre o projeto de revitalização da capela. “Tínhamos a ideia de restaurar este local antes mesmo do Cristo Protetor. Imaginávamos que um dia a capela seria um ponto turístico. E aconteceu. Agora fazemos parte desse momento e queremos contribuir”, disse.

A presidente do Comtur, Glória Villa, chamou atenção para a união das pessoas em prol do turismo e revelou que muitos outros projetos estão sendo trabalhados. O vereador Roberto Salton representou o Legislativo e disse que o papel da Câmara é contribuir para que Encantado evolua e aproveite o potencial turístico.

Após a solenidade, o padre Márcio, da Paróquia São Pedro, deu a bênção e o morador da comunidade, Danilo Bertuol, fez um relato histórico da Capela Santo Antão. A aluna da orquestra jovem, Bianca Oliveira, fez apresentação de sax.

Locais das placas

Os próximos locais a receberem as placas são os seguintes: Igreja Matriz São Pedro e Memorial Santo Sudário, Casa de Cultura Dr. Pedro Lahude, Lagoa da Garibaldi, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Escadaria de Azulejos, Parque João Batista Marchese, Parque Multiesportivo (Caminhódromo), Capela São José e Ponte de Ferro.

Data de publicação: 20/04/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado