A marca representa os três eixos do turismo encantadense: natureza, religioso, gastronomia e bem receber, e vai nortear as próximas ações do setor.

A Administração Municipal de Encantado apresentou na noite de quarta-feira, dia 30, a marca do Turismo, "Encantado, fico eu!". O evento foi realizado na Igreja Matriz São Pedro, um dos primeiros atrativos turísticos do município, e contou com a presença de prefeitos da região, vereadores, secretários municipais, empreendedores e lideranças da comunidade.

Desenvolvida pela Agência Estúdio A, de Lajeado, a marca representa os três eixos do turismo encantadense: natureza, religioso, gastronomia e bem receber, e vai nortear as próximas ações do setor.

Para revelar a imagem ao público presente, partes da marca foram coladas em um painel por pessoas que representam os segmentos turísticos locais até formar o desenho final. Participaram do momento o padre Márcio da Silva e Danilo Bertuol (religioso), Diane Garibotti e Adroaldo Calvi (natureza), Eleutério Lorenzon (gastronomia), Roberto Turatti (hotelaria) e o prefeito Jonas Calvi e Robison Gonzatti (Cristo Protetor).

No seu pronunciamento, o prefeito Jonas destacou o trabalho realizado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura, lembrou o ex-prefeito Adroaldo Conzatti, idealizador da obra do Cristo Protetor, agradeceu aos proprietários que doaram as terras  para o município poder construir a estátua - os irmãos Cléber e Érico Talini, Luis Radaelli e Valdecir Camargo -, e à senhora Aida Protto pela cessão de uso, e valorizou o trabalho voluntário da Associação Amigos de Cristo. "O Vale do Taquari é AC e DC, antes e depois do Cristo", frisou Jonas, antecipando que já encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento.

Manifestações

O vice-presidente da Associação Amigos de Cristo, Robison Gonzatti, agradeceu a colaboração da comunidade na construção da estátua Cristo Protetor.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Glória Villa, falou sobre a criação do Conselho a partir da grande demanda no setor. "Nos tornamos municípios turísticos da noite para o dia. Depois que elevaram os braços e a cabeça do Cristo, Encantado virou uma cidade turística", ressaltou Glória, ao mesmo tempo que convidou as pessoas para conhecerem o interior e os pontos turísticos. "Vocês verão o grande potencial que temos".

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhard, disse que o momento turístico do Vale do Taquari é antes e depois de abril de 2021, quando o Cristo Protetor começou a tomar forma. "O que me deixa feliz é que o Vale entendeu que o Cristo Protetor é da nossa região como um todo e os municípios, por menores que sejam, podem se favorecer dessa obra", afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Cardoso, colocou o Legislativo à disposição  e chamou atenção para as diversas características turísticas presentes na história do município. "Encantado do Rio Taquari, dos santos, das linhas, das varas, da igreja matriz, do santo sudário, de São Pedro Pescador e, agora, do Cristo Protetor", enfatizou.

Data de publicação: 31/03/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado