Nesta semana, o prefeito Jonas Calvi e a secretária de Educação, Stefanie Casagrande, acompanhados do assessor de Inovação e Tecnologia, Gustavo “Pato” Radaelli, e da vereadora Sandra Vian, visitaram o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, em Novo Hamburgo, para conhecer o projeto Horta Hidropônica.

A atividade de inovação educacional é desenvolvida com os alunos e reúne habilidades ligadas às disciplinas de matemática, física, química, biologia, eletrônica, técnicas industriais e psicologia, com práticas voltadas à produção de alimentos.

“É um projeto da escola, em parceria com a UFRGS, que usa a tecnologia junto com a plantação de hortaliças por meio da técnica da hidroponia, sistema de cultivo que substitui a terra pela água. Estamos avaliando a possibilidade de implantarmos a proposta em nosso município”, comenta a secretária Stefanie.

A tecnologia utilizada na bancada onde são plantadas as mudas usa a placa Arduíno, uma plataforma de desenvolvimento de projetos eletrônicos, constituída tanto de hardware e software. “Além de fazerem com que as crianças aprendam uma forma sustentável de plantar hortaliças, a escola faz com que os alunos se preparem para trabalhar em uma área de programação que está cada vez mais precisando de profissionais no mundo”, acrescenta Pato Radaelli.

O prefeito Jonas ressalta que o trabalho da Administração tem como meta transformar Encantado na Cidade do Saber. “O conceito de inovação e tecnologia tem pautado nossas ações na área de Educação em busca de iniciativas que qualifiquem ainda mais o ensino e o aprendizado em sala de aula, dando opções para que nossos professores e alunos tenham acesso a essas novidades”, destaca o gestor.

Data de publicação: 07/10/2021

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado