Evento segue nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho

Cultura, gastronomia, negócios e diversão, juntos, resumem o primeiro final de semana de atividades na retomada da Suinofest. O evento, que iniciou no sábado (03), às 10h30min, movimentou cerca de 10 mil pessoas no Parque João Batista Marchese até o final deste domingo (04). Só o Salão Gastronômico reuniu um público de 2.780.

Na abertura oficial do evento, que contou com a presença de diversas autoridades da região do Vale do Taquari e do estado, assim como comunidade e visitantes, o prefeito Jonas Calvi celebrou a retomada do evento lembrando sua primeira edição. “A primeira Suinofest, idealizada por Adroaldo Conzatti, foi feita com o intuito de recuperar a vocação de Encantado como grande produtor de banha, o ouro branco. Hoje estamos aqui para sermos protagonistas valorizando um setor produtivo”.

Definindo como um evento completo, construído e organizado por várias mãos, o gestor salientou que a Suinofest “é uma oportunidade para fortalecermos este setor tão importante para a nossa economia, que gera empregos, recolhe tributos e distribui riquezas e que o impacto positivo é percebido por todos os setores”, avalia.

“Sejam todos muito bem-vindos e saboreiem ao máximo as delícias que foram preparadas com o maior carinho para vocês”, finalizou.

Durante sua explanação, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Álex Herold, falou sobre a importância da Suinofest e a força da suinocultura na região. “Hoje, são cerca de 2 mil famílias que produzem carne suína com qualidade e valor agregado que representam grande parte do desenvolvimento da região”.

Herold salientou que a Suinofest é um dos principais eventos de gastronomia do Brasil. “O evento representa um retorno esperado por todos e caracteriza a história da região, sabor cultura e a alegria da comunidade”, enalteceu.

Por fim, o presidente da ACI-E destacou a relevância econômica e o potencial da festividade gastronômica. “Estimamos que a feira já movimentou cerca de 10 milhões de reais na região”, frisa.

Salão gastronômico

Conforme o Coordenador de Gastronomia da Suinofest 2023, Thiago Fachinetto, a expectativa é atingir a marca de 13 mil pessoas no Salão Gastronômico ao longo do evento que ocorre nos três primeiros finais de semana de junho. “No próximo final de semana aguardamos um público maior e, consequentemente, um consumo maior de itens no salão”, estima.

Além disso, Fachinetto reforça que a Suinofest é o maior evento do sul do país que incentiva o consumo de carne suína. “É de fato um evento consolidado, fortalece cada vez mais esse vínculo com a região e também faz parte de diversas agências de turismo que engloba a visita ao Cristo Protetor”. 

Caravanas

Por volta das 9h30min, algumas caravanas já estavam chegando no Parque João Batista Marchese, entre elas, a de Marlise Maria (60) e a filha Jocasta Spohr (35), que vieram com um grupo de Arroio do Meio. “Viemos entre 40 pessoas, sendo que essa é a primeira vez que prestigiamos o evento e portanto, estamos com uma grande expectativa e ansiosas para experimentar os diversos e saborosos pratos no Salão Gastronômico”.

Já Dalvo Sperafico (67), veio com o grupo de 25 pessoas do município de Rolante, numa viagem que durou três horas até Encantado. “Ainda não conhecia a Suinofest, mas sempre tive muita curiosidade e, hoje estou muito feliz por poder participar dessa grande festa”. 

No entanto, há pessoas como Gilberto Herdina (56), que vem do município de Venâncio Aires para o evento desde 2002. “Há 19 anos vim pela primeira vez com minha família, mas anos mais tarde muitos amigos pediam para vir junto e com isso, desde 2008, venho trazendo grandes caravanas. Neste ano, por exemplo, minha intenção é trazer 150 pessoas para a Suinofest até o dia 18, quando encerra a programação”.    

Programação para os próximos finais de semana do salão gastronômico

Sábado meio-dia (10/06) - Sul Itália

Sábado noite (11/06) - Zé & Elias

Domingo meio-dia (12/06) - Banda Rosa’s

Sábado meio-dia (17/06) - Leandro Mallmann e Banda

Sábado noite (17/06) - Deise & Zilo

Domingo meio-dia (18/06) - Banda K’necus

Espaço externo

Pelo palco cultural passaram a dupla Zé & Elias, personagens de shows infantis e Banda Eletrorádio ao longo do sábado. Já neste domingo foi a vez das intervenções com o grupo Cirkou Trupe, além da encenação do espetáculo teatral “A leitura é o Melhor Remédio” e do show da “Discoteca do Chacrinha”. Até o final do evento outras 20 atrações se apresentam no palco que tem acesso gratuito ao público.

O espaço cultural da Suinofest conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa é uma realização da Aci-e e do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução, que conta com o patrocínio de Diamaju, Benoit, Baldo, Buffon, Pretto Veículos e Mondial Veículos.

O Festival de Compras abriu das 10h às 22h no sábado e das 10h às 18h no domingo, o mesmo horário vale para os próximos finais de semana, dias 10 e 11 e 17 e 18. A feira integra mais de 150 espaços que oferecem colchões, confecções, móveis, calçados, acessórios, purificadores de água, consórcios, acessórios para celulares, automóveis, piscinas, energia solar, fotografias, doces, entre outros itens.

A Feira do Artesanato apresenta uma grande variedade de produtos que preservam a identidade regional. O uso de madeira, fios, tecido, pet, pvc, entre outros materiais, demonstra a criatividade e os conhecimentos passados de geração para geração. Outra forma de manter viva a tradição dos antepassados é a produção de pães em fornos de barro. Os pães são produzidos e assados durante o evento pelos Clubes de Mães de Encantado com o apoio da Emater/RS-Ascar. A iniciativa também é um incremento na renda dos clubes de mães, que comercializam as unidades por R$7,00 reais.

Com o intuito de valorizar e dar visibilidade aos produtos das agroindústrias da região, o Festival de Compras da Suinofest conta com um ambiente especialmente dedicado à Feira da Agroindústria Familiar. As 19 agroindústrias, localizadas no espaço central do Pavilhão de Compras, esperam os visitantes com produtos que variam entre doces, compotas, conservas, sucos, mel, derivados de cana de açúcar, embutidos, geleias, frutas cristalizadas, facas, biscoitos, queijos e massas.

Mais dois finais de semana

O evento segue nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho. Ingressos para o salão gastronômico podem ser adquiridos no site https://www.suinofest.com.br/ingressos-2023/ . Para a noite do dia 10 a venda antecipada já está esgotada, alguns ingressos serão comercializados na bilheteria do evento. O acesso a feira é gratuito.

A 20° edição da Suinofest é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) que conta com o patrocínio de Dália Alimentos, Sicredi Região dos Vales, BRDE, Sistema OCERGS, Laghetto Hotéis, Boulevard Encantado, Cervejaria Salva, Ciamed, Machado Centro Comercial e Florestal Alimentos. O patrocínio cultural é de Diamaju, Lojas Benoit, Baldo S/A, Buffon, Pretto Veículos e Mundial Veículos. O evento conta com apoio especial da Prefeitura de Encantado e o apoio da Unimed VTRP e da Câmara Municipal de Vereadores de Encantado.

Data de publicação: 05/06/2023

Créditos: Imprensa/Suinofest/Festival de Compras/ Prefeitura

Compartilhe!