O prefeito Jonas Calvi, a secretária de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, e a vereadora Andresa de Souza/Yê, acompanharam os primeiros atendimentos.

Os atendimentos do Castramóvel iniciaram nesta quarta-feira, dia 26. O trailer da Unidade Móvel Veterinária está localizado ao lado da Casa de Cultura, no centro de Encantado. Os procedimentos são feitos em gatos e cães e beneficiam os tutores de baixa renda cadastrados no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Conforme a responsável pelo setor de Vigilância Sanitária do município, Luciana Gonçalves, inicialmente serão castradas gatas fêmeas. “Estamos contatando as pessoas que se cadastraram no CRAS do município para agendar as castrações e já orientá-las sobre os procedimentos pré-cirúrgicos. Por dia serão realizadas 15 cirurgias”, explica Luciana.

A ProBem Clínica Veterinária, de Caxias do Sul, é a responsável pelo serviço. O diretor da empresa, Lucas Flores Silveira, parabenizou o município por implantar o projeto do Castramóvel. “É um trabalho muito importante para o controle da população de cães e gatos e para a redução de problemas futuros de saúde. Além disso, o serviço atende as pessoas que não tem condições de levar para uma clínica particular”, comentou.

Jonas agradeceu o empenho da equipe da Administração Municipal que trabalhou no processo de aquisição do equipamento e também à vereadora Yê, que articulou com o deputado federal Giovani Feltes a liberação de uma emenda no valor de R$ 161 mil. “Nossa equipe trabalhou muito para viabilizar esse serviço. É mais uma conquista importante para a nossa cidade”, afirmou. “Estou muito feliz. É um sonho que se tornou realidade”, acrescentou Yê.

Estrutura

O Castramóvel conta com todas as instalações elétricas e hidráulicas, mobiliários (armários suspensos, mesas e gabinetes) e equipamentos necessários para o atendimento de animais de pequeno porte. O espaço conta com salas de pré-operatório, antissepsia/paramentação, centro cirúrgico e pós-operatório, além de banheiro. Duas médicas-veterinárias realizam os procedimentos.

Data de publicação: 26/10/2022

Créditos: Imprensa/Prefeitura de Encantado