Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 1º, na capital

O prefeito Jonas Calvi participou, na manhã desta terça-feira, dia 1º, de reunião na Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), acompanhado de outros gestores da região, para expressar a inconformidade dos municípios com a alteração na forma de cálculo do retorno do Valor Adicionado do setor primário.

A mudança vai impactar consideravelmente toda a política pública de incentivo ao setor. Mantendo esse novo cálculo, por exemplo, Encantado perde, já no ano de 2023, cerca de R$ 2 milhões de retorno. “São R$ 2 milhões a menos que podem deixar de ser investidos. Vale lembrar que o nosso município vem crescendo na produção primária, com investimentos como o Asfalto Comunitário e, hoje, a produção primária representa 16,50% da totalidade do valor adicionado do município, conforme dados de 2020”, comentou o prefeito Jonas.

Durante a reunião, os prefeitos decidiram criar um grupo de estudo formado por municípios e a Secretaria da Fazenda do Estado para avaliar essa medida do Governo Estadual.

Data de publicação: 01/02/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Encantado