A coordenação pedagógica e o setor de Nutrição Escolar da secretaria de Educação e Cultura de Encantado propuseram um presente de Páscoa diferente neste ano nas escolas municipais de Educação Infantil. As tradicionais guloseimas e chocolates foram substituídos por opções mais saudáveis.

A iniciativa visa reforçar o que já está estabelecido nos cardápios escolares, os quais são elaborados por nutricionistas da secretaria de Educação e Cultura, que consideram as regras estabelecidas pelo governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em 2020 houve uma série de mudanças nos cardápios da educação infantil. A principal delas foi a proibição da oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas receitas e bebidas oferecidas para crianças até três anos, além da limitação da oferta de doces para, no máximo, uma vez por mês para maiores de três anos.

“É comum constatar que as crianças têm consumido um maior número de alimentos industrializados, proporcionando o surgimento de diversas doenças ainda na infância e muitas outras futuramente. É nosso dever enquanto escola oferecer uma alimentação saudável para reverter esse cenário”, comentam as nutricionistas da Educação, Ana Paula Görgen e Elisandra Borelli Mottin.

Data de publicação: 08/04/2021