O setor suinícola projeta avanços em Encantado com os planos de ampliação desenvolvidos por quatro criadores. Os empreendimentos estão localizados em São Marcos, Jacarezinho e Auxiliadora e registrarão um aumento superior a 90% no número de animais alojados. No total, os plantéis passarão de 4.470 suínos para 8.620, nas fases de creche e terminação.

A Administração Municipal auxilia com horas-máquina para o serviço de terraplenagem. Em três propriedades, os trabalhos estão na reta final e já totalizam mais de 650 horas de serviço.

O prefeito Adroaldo Conzatti defende que Encantado precisa recuperar a posição de protagonismo na criação de suínos no Estado. O gestor lembra que o município é conhecido como Capital do Ouro Branco, marca que está presente no Hino Oficial, em referência à produção da banha.

“Chegamos a ser o primeiro do Estado em criação de suínos, hoje somos o sétimo no Vale do Taquari. Precisamos trabalhar para recuperar esses números. Por isso, ficamos contentes com a iniciativa desses quatro produtores. Somos parceiros, porque são investimentos que trarão incremento no retorno de valores ao município”, afirma Conzatti, que ressalta ainda projetos recentes do governo para fortalecer a agricultura, como o funcionamento do caminhão para o recolhimento de dejetos, o programa Encantado Agrodigital, que levará o sinal de internet para a área rural, a pavimentação com pedras de basalto nos acessos a propriedades, a instalação de novas redes de água e a sequência do Asfalto Comunitário.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Odocir Bagatini, salienta que, mesmo em período de pandemia, a equipe trabalha em ritmo acelerado. “Desde o início do ano estamos focados em atender as demandas dos produtores que querem fazer investimentos”, afirma. “Sempre vamos olhar com bons olhos as iniciativas dos agricultores”.

Os empreendimentos

Em Linha São Marcos, Alexandre Vian vai ampliar a estrutura dos galpões já existentes. Com isso, o plantel em fase de terminação passará dos atuais 2,5 mil suínos para 3,2 mil. “Vou ser o maior produtor de Encantado”, orgulha-se. Duas fossas com capacidade para 300 mil litros de dejetos também foram construídas. No total, os equipamentos da Prefeitura fecharam 243 horas/máquina de trabalho.

Em Linha São Luiz, na propriedade de Admir Lorenzon, as máquinas prepararam o terreno para a construção de uma composteira e de dois novos galpões, que vão alojar 1,2 mil suínos em terminação. Assim, o plantel aumentará de 500 para 1,7 mil animais. Em serviços de equipamentos foram utilizadas 279 horas, incluindo melhorias no acesso ao local.

Na Linha Auxiliadora, Antenor Pretto vai erguer mais um chiqueiro com estrutura para abrigar 1,2 mil suínos na fase de creche. O número de animais nas instalações dobrará, chegando a 2,4 mil. O maquinário utilizou 131 horas para aprontar o terreno.

Nesta semana, as máquinas da Prefeitura começaram a movimentação na granja de Gilberto Zanatta, em Jacarezinho. A nova instalação terá estrutura para alojar mais 1.050 suínos em fase de terminação. Hoje, Zanatta conta com um plantel de 270 animais.

Data de publicação: 05/03/2021