A Casa de Cultura Pedro José Lahude homenageou quinta-feira (30) as famílias dos imigrantes que colonizaram o município, a partir de 1882, através de músicas e danças, praticadas em frente ao prédio, na Rua Júlio de Castilhos.

A dança alemã homenageou as famílias Kunz, Christ, Marder, Heineck, Prinz, Gherardt, Ehlers, entre outras, e foi representada pelo Colégio Sinodal de Roca Sales. A etnia italiana, que homenageou as famílias Barzotto, Bergamaschi, Bertozzi, Ferri, Peretti, Sangalli, Pederiva, Fontana Frigeri, Dalla Véchia, Bratti, Lucca entre muitas outras, foi homenageada pelo grupo de danças da Escola Tancredo Neves.

Os árabes representados pelas famílias Lahude, Kury, Nedef, Chanan e Abrahan foram homenageados com a dançarina Sindi Castoldi de Roca Sales, com a Dança do Ventre. A cultura afro-brasileira foi destacada através da capoeira e pelo grupo de alunos coordenados pelo professor Júnior Peretti, homenageando as famílias Silva, Saldanha, Dutra, Camargo entre outras. Os franceses foram representados pelo grupo Artes e Sonhos, homenageando as famílias Lesseux, Bouviê, Lisot, Bufett, Delavier. Também foram homenageados os belgas através das famílias Vileroy, Gregoire e os lusitanos Pinto, Silva, Vargas, Bastos, Castro, Machado.

O prefeito Paulo Costi e a secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, prestigiaram o evento, juntamente com professores, alunos e pessoas da comunidade, que paravam para assistir às apresentações. A coordenação da Biblioteca Municipal e da Casa de Cultura, através dos professores Airto Gomes e Marinês Bonatto, agradece a participação de todos que prestigiaram o evento.

Data de publicação: 05/10/2010