Um mutirão entre Emater, Departamentos de Meio Ambiente dos municípios de Encantado, Roca Sales e Muçum, Corpo de Bombeiros, pescadores e voluntários promoveu a limpeza das margens e do Rio Taquari no sábado.

Um mutirão entre Emater, Departamentos de Meio Ambiente dos municípios de Encantado, Roca Sales e Muçum, Corpo de Bombeiros, pescadores e voluntários promoveu a limpeza das margens e do Rio Taquari no sábado. O percurso de 120 quilômetros foi percorrido desde a prainha de Muçum até Roca Sales.

A quantidade de lixo recolhido impressionou até os mais experientes neste tipo de ação, que ocorre há seis anos. Desde pneus, redes de pesca e garrafas pet até colchões e vaso sanitário formaram a montanha de lixo. Duas empresas de reciclagem, de Encantado e Roca Sales, recolheram as cinco toneladas de entulhos e ficaram responsáveis pela seleção e destino correto dos materiais.

De acordo com o responsável pelo departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Encantado, André Boeri, “a iniciativa é importante, mas precisa haver uma maior conscientização das pessoas para que não joguem lixo nas ruas, estradas, margens de rios e arroios”. “Nossas ações diárias influenciam diretamente no meio ambiente, por isso precisamos destinar corretamente o lixo que geramos”, alerta.

O pescador Jair Vargas, que costuma participar da iniciativa, se impressiona com a quantidade de lixo recolhido. “É uma pena o que estão fazendo com nosso rio, às vezes pescamos mais lixo do que peixes”, relata. Os pescadores reconhecem a importância da limpeza e sugerem que ela ocorra mais vezes.

Data de publicação: 05/10/2010

Compartilhe!