O prefeito Paulo Costi, o vice José Calvi e a equipe de secretários municipais e assessores participaram quinta-feira (30) de uma reunião do Conselho Pró-Desenvolvimento de Encantado, no campus da Univates de Encantado. O objetivo do encontro foi a apresentação do Orçamento, projetos e ações desenvolvidas pela Administração Municipal.

O tesoureiro Vilmar Frigeri esclareceu diversos assuntos relacionados à composição de receitas e despesas do Executivo, além de apresentar números que revelam a situação financeira do município. Segundo Frigeri, Encantado precisa aumentar a arrecadação para poder ampliar sua capacidade de investimento. “Atualmente, os maiores investimentos são feitos através de financiamentos”, explica.

Costi enfatizou o empenho da Administração em economizar para poder aplicar recursos em obras importantes para a população. Ele lembrou a redução dos cargos em comissão, ocorrida em 2009, o que acarretou numa economia de mais de R$ 500 mil em um ano. “Estamos administrando os recursos com responsabilidade e austeridade, num trabalho que requer união e colaboração de toda a equipe”, comenta. O prefeito agradeceu a oportunidade e parabenizou o conselho pela iniciativa. “A Administração Municipal está aberta para sugestões que auxiliem na solução dos principais problemas do município”, garante.
Todos os secretários se manifestaram, apresentaram números e informações sobre as ações de cada pasta. Entre os assuntos, as obras em andamento, projetos encaminhados para recebimento de recursos federais e estaduais, além da metodologia para elaboração dos projetos.

O secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, chamou a atenção para o investimento em saúde, que em 2009 ultrapassou os 15% obrigatórios, chegando a 20,48% do orçamento municipal. Deves destacou também a instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e fez um relato detalhado dos custos com a manutenção dos serviços prestados pela secretaria. “Só conseguimos investir esse percentual em saúde porque contamos com a compreensão dos colegas secretários, que precisaram reduzir e adequar seus orçamentos”, explica.

Integrantes do conselho manifestaram satisfação em receber as informações. O empresário Luis Carlos Bresolin garantiu que o conselho pretende estar mais próximo da Administração Municipal. Da mesma forma, Nestor Bergamaschi, agradeceu a participação da equipe. “Tivemos o privilégio de receber essa radiografia, que retrata a situação da Administração Municipal, e uma demonstração de trabalho, que ficou acima de nossas expectativas”, avalia. Ele garantiu que o conselho ajudará a encontrar alternativas para incrementar a arrecadação no município.

Data de publicação: 05/10/2010