A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente promoveu sábado (18) o projeto Saúde na Comunidade, no salão comunitário do Bairro Jacarezinho. Diversos serviços e exames de saúde gratuitos foram oferecidos para a comunidade do bairro e da Linha Auxiliadora, com o objetivo de promover ações voltadas à prevenção de doenças. Estiveram disponíveis verificação da pressão arterial, testes de glicose, pré-câncer, orientações sobre saúde bucal e nutricional, e confecção do Cartão SUS.

Todos os meses a secretaria realiza o projeto em uma comunidade do município. Desde o mês de abril, já foram contempladas as comunidades de Palmas, Lajeadinho, Jardim da Fonte, Lambari, Vila Moça, Planalto, Jacarezinho e Auxiliadora. O próximo evento será dia 23 de outubro, na Barra do Coqueiro. A iniciativa conta com o apoio do Rotary Club.

Mudança de hábito
A jovem Aline Miguel (23) procurou o serviço de orientação nutricional para cuidar melhor da alimentação. “Tenho pressão baixa e às vezes não me alimento bem, por isso procurei ajuda, para prevenir algum tipo de doença”, comenta. Para ela, a iniciativa “é muito boa para quem não tem condições de pagar pelos serviços”.

Prevenir é o caminho
Quem também aproveitou os serviços oferecidos foi Teresinha Echer (58). Ela realizou o pré-câncer e demais exames. “Faço todos os anos a prevenção. Para quem trabalha durante a semana, é uma ótima oportunidade para realizar os exames e ainda melhor porque está próximo de casa”, comemora.

Número de atendimentos
Pressão arterial: 38