Há 25 anos, a Associação Pró-Menor de Encantado (AME) recebe crianças e adolescentes dos bairros Navegantes, Nossa Senhora Aparecida, Palmas, Lajeadinho, Vila Moça e Nova Morada, no turno inverso ao da escola. O ambiente de convívio e aprendizado oferece diversas atividades como reforço escolar, dança, oficina de artesanato, informática, atividades esportivas e recreativas. A entidade atende diariamente 76 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos.

O trabalho desenvolvido pela AME tem o objetivo de proporcionar a prática de atividades sadias aos estudantes, ocupando o tempo em que não estão na escola. Na entidade também são servidas três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche.

A manutenção da AME é de responsabilidade da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, que também possui convênio com o Projeto Raio de Luz para oferecer a prática de esportes aos estudantes, duas vezes por semana. As meninas participam de oficina de artesanato no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de realizar trabalhos com material reciclado na entidade.

De acordo com a diretora da AME, Mara Regina Scatola, “a entidade oferece às famílias de diversos bairros um local apropriado para que seus filhos fiquem em segurança e realizando atividades importantes para suas vidas”. A secretária municipal de Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, enfatiza a importância da entidade na construção de valores e princípios na vida de cada criança e adolescente. “A entidade cumpre com seu papel social de proteção e atenção às crianças e adolescentes”, garante.

Doações
A manutenção das atividades conta ainda com a ajuda de pessoas físicas, jurídicas, entidades e do Poder Judiciário. Doações de alimentos, agasalhos, material escolar e brinquedos são sempre recebidos com entusiasmo pela equipe de trabalho, que organiza o repasse aos estudantes. Recentemente, o Poder Judiciário destinou recursos para reformas no prédio e aquisição de móveis e eletrodomésticos. Foram realizadas melhorias na cozinha, refeitório e padaria.

Dedicação às crianças
A presidente da AME, Lúcia Moresco, eleita recentemente, revela que assumir o comando da entidade é gratificante. “Sempre trabalhei pelas crianças e adolescentes e pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado”, comenta. Lúcia atuou durante 35 anos como professora e já foi conselheira tutelar.

Um lugar legal
Para o pequeno Pedro Lucas Fernandes de Mello (8), a AME é um lugar onde ele tem muitos amigos. “Aqui é legal, gosto de brincar e fazer as atividades”, conta. Ele chega pela manhã na AME, almoça na entidade e à tarde estuda na Escola Municipal Porto XV.

Competições
No mês de junho, um grupo de 19 estudantes da AME participou de um Campeonato Estadual de Luta Olímpica Estudantil, em Canoas. Dos 19, nove trouxeram medalhas de campeões. Em agosto, outro grupo participou de uma competição estadual de Grapplin, trazendo três medalhas, duas de 2ºlugar e uma de 1º lugar. A prática de competições é viabilizada através do convênio com o Projeto Raio de Luz.

Data de publicação: 21/09/2010