O secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, apresentou ontem (8) ao Poder Legislativo o Relatório de Gestão referente ao segundo trimestre e os indicadores do primeiro semestre do ano.

Deves explanou aos legisladores sobre as receitas e despesas do período, prestando contas inclusive dos recursos recebidos dos governos Estadual e Federal. Destacou que no trimestre foram investidos 23% do orçamento do município para o atendimento em saúde. O relatório contemplou também informações sobre número de atendimentos e cobertura dos programas preventivos de saúde.

Em resposta aos questionamentos dos vereadores Osvaldo Delazeri (PTB), Jonas Calvi (PTB), Ivanor Daltoé (PP), Eldo Orlandini (PMDB) e Cláudio Roberto da Silva (PMDB), Deves abordou diversos assuntos pertinentes à secretaria. Sobre o Posto de Saúde do Bairro Planalto, o secretário explicou que o município aplicou R$ 154 mil em contrapartida para sua construção e que agora faltam equipamentos e executar o projeto terapêutico. Para tanto, solicitou a compreensão do Legislativo a um projeto de lei que visa readequar recursos para realizar a licitação para compra de equipamentos.

Outro assunto foi a implantação do terceiro turno de atendimento nos Postos de Saúde do SUS e do Centro, que cumpriu com a meta de reduzir o número de internações hospitalares e de atendimentos no Pronto Socorro do hospital. Deves explicou ainda sobre as negociações entre os municípios da região para colocar em funcionamento a ambulância do projeto Salvar SAMU, conquistada recentemente para o município.

Sobre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o secretário enfatizou que “é uma das prioridades da secretaria”. Desde sua inauguração, em agosto do ano passado, já foram investidos cerca de R$ 700 mil para aquisição de equipamentos e manutenção. “Estamos aguardando agora uma portaria do Governo Federal que autorizará a liberação de recursos para sua manutenção”, afirma.

Ao ser questionado sobre os programas de prevenção de doenças, Deves enfatizou que “o município possui médicos em todos os Postos de Saúde, além de realizar campanhas de vacinação, que sempre alcança 100% de cobertura, medicina preventiva, atuação das Agentes Comunitárias de Saúde em dois PSFs, projetos Saúde na Comunidade e Saúde da Mulher Trabalhadora, além de atendimento odontológico e programa de saúde bucal nos Postos de Saúde e escolas”. Argumentou ainda que os dois pilares de saúde preventiva são o saneamento básico, que no município é bom, além da água tratada que é fornecida em todo território do município, o que contribui para uma melhor qualidade de vida da população.

Data de publicação: 09/09/2010