Melhorar a qualidade de vida das pessoas acima de 40 anos, através de exercícios físicos. Esse é o objetivo do Projeto Viver Bem mantido pela Administração Municipal, através das secretarias municipais da Juventude, Turismo e Desporto e da Assistência Social. O projeto é desenvolvido atualmente com mulheres dos núcleos dos bairros Lajeadinho, Jardim do Trabalhador, Vila Moça e Santa Clara. Durante duas horas, elas participam de atividades físicas como alongamento, ginástica, dinâmicas de grupos, artes, recreação, lazer e socialização.

O Viver Bem conta com quatro professores de Educação Física e cem participantes. De acordo com o professor Tiago Marchese, as atividades são importantes para melhorar a saúde, a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida.

As mulheres participantes esbanjam vitalidade e disposição para realizar as atividades. É o que revela a professora aposentada Dirce Maria Tramontini (68), do grupo da Santa Clara. “É maravilhoso, faz bem para o corpo e mente. As atividades são ótimas para nossa saúde e para a integração com as amigas”, comenta. A participante mais idosa do projeto é a dona Lucrécia Bianca Feldkircher, de 93 anos, do grupo de Lajeadinho. Acompanhada pela filha Nelci e pelo genro Romildo, ela conta que gosta de participar, pois se sente bem.

Interessados em fazer parte do Projeto Viver Bem podem se inscrever gratuitamente nos núcleos, nos dias e horários marcados, nas secretarias municipais da Juventude, Turismo e Desporto, da Assistência Social, ou ainda pelo telefone 3751-3400, ramal 2209.

Cronograma das atividades

Salão Comunitário do Bairro Lajeadinho – segundas-feiras – 14h às 16h