A Administração Municipal realizou quinta-feira (26) o lançamento da pedra fundamental da construção de 50 moradias populares no Vale dos Pinheiros. Estiveram presentes no evento o prefeito Paulo Costi, o vice José Calvi, secretários municipais, vereadores, além do vice-presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e presidente da Federação Gaúcha das Associações de Moradores (Fegam) Wilson Valério Lopes, do presidente da União das Associações de Moradores de Alvorada (Uama), Gilberto Perroni, arquitetos e engenheiros responsáveis pela obra. O evento contou ainda com a participação dos futuros moradores.

Para Lopes, que foi um dos colaboradores do projeto, “essas obras fazem parte de um processo de inclusão social e hoje vemos a alegria estampada no rosto dos beneficiários”. Da mesma forma, o prefeito Paulo Costi, manifestou entusiasmo com as obras. “Este é início da concretização de um sonho para nós e para as 50 famílias”, comemora. O vice-prefeito José Calvi lembrou que a Administração Municipal está executando outro projeto que prevê a construção de mais 61 moradias populares e anunciou que a equipe já projeta novos investimentos para a habitação popular. “Os moradores receberão uma casa padrão, com moderna tecnologia, e terão orgulho de suas moradias e do bairro onde vão viver”, garante.
Os terrenos já receberam a preparação necessária. Paralelamente à construção, estarão sendo realizadas a instalação de rede de iluminação pública, rede de água potável e rede de esgoto pluvial.

Investimento
O Projeto Habitacional Vale dos Pinheiros prevê a construção de 50 casas populares, de 38 metros quadrados cada, com sala, cozinha, dois dormitórios e um banheiro. A área a ser ocupada no loteamento é de 10 mil metros quadrados. O valor total do investimento, com recursos do Governo Federal, é de R$ 888.700,00, com contrapartida da infraestrutura por parte do município. O início das obras está previsto para a próxima semana e a conclusão deve ocorrer até o final do ano.

Sonho da casa própria
A industriária Adriana da Silva (30), uma das beneficiárias do programa, prestigiou o lançamento das obras. Segundo ela, a casa própria é a realização de um sonho da família. “Com o dinheiro que vamos economizar com o aluguel, com certeza conseguiremos investir em outros bens”, calcula.

Reuniões com os beneficiários
A seleção das famílias beneficiárias do programa de habitação foi realizada através de critérios como renda familiar, tempo de residência no município, mulheres chefes de família, entre outras situações de risco social. A seleção contou com a aprovação do Conselho Municipal de Habitação.

Desde o mês de março, as famílias beneficiárias participam de um trabalho técnico-social, que se estenderá até junho do próximo ano. De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, uma equipe está promovendo reuniões mensais com as famílias para promover integração social e proporcionar uma organização comunitária.

Beneficiários
Adao Carlos Cezimbra