A Administração Municipal está disponibilizando no site oficial da prefeitura informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Através do endereçoencantado.rs.gov.br, as pessoas podem acessar o link “Imprima seu IPTU aqui”. Em seguida, abrirá uma nova página onde é preciso digitar o número do cadastro do contribuinte, disponível no carnê impresso. O sistema gerará então o demonstrativo da situação atual do morador, informando se há parcelas atrasadas, inclusive calculando juros e multas, e valor total de débito.

Na mesma página é possível consultar os valores ou imprimir boleto, inclusive escolher a data para pagamento. As parcelas do ano em vigor podem ser impressas e pagas na rede bancária. As dívidas de anos anteriores também podem ser consultadas e impressas, mas devem ser pagas na tesouraria da prefeitura.

O secretário da Fazenda, Flávio Costi, explica que a iniciativa da Administração Municipal tem o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre o IPTU, promovendo dessa forma mais comodidade às pessoas que utilizam a Internet. “É importante ressaltar também que o sistema não permite a consulta apenas digitando o nome ou endereço, o que confere mais segurança aos contribuintes”.

Data de publicação: 24/08/2010