A Noite do Filó realizada no dia 20 de maio foi um momento para relembrar os costumes italianos. A comunidade da Linha Santa Teresinha e representantes da Administração Municipal recepcionaram as centenas de pessoas que foram ao salão comunitário para cantar, rezar e compartilhar alimentos. Não faltaram bons vinhos e mesa farta com pratos típicos da culinária italiana.

A programação iniciou com orações e ladainhasem italiano. OGrupode Canto La Vocce deLa Cantina entoou canções que fizeram os participantes relembrar dos antepassados. Para a senhora Elsa Sangalli Sartori (78), que participa todos os anos do Filó, "esse é um evento para lembrar do passado". "Antigamente era assim, nos reuníamos nas casas dos vizinhos para rezar, cantar, comer, enfim confraternizar", relembra. Ela estava usando um vestido novo, confeccionado especialmente para a noite.

O vice-prefeito José Calvi e o presidente da comunidade Renato Capalonga saudaram a todos. As soberanas de Encantado, Gisele Pretto e Vanessa Giongo de Oliveira, prestigiaram o evento. Também estiveram presentes integrantes da Associação Encantadense do Idoso (Assedi).

A partir deste ano, a Noite do Filó será realizada um ano em cada comunidade. Na ocasião foi realizado um sorteio entre as comunidades que se habilitaram a realizar o evento em2011. Acomunidade sorteada foi da Linha São Roque.

Data de publicação: 24/05/2010