A equipe da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente realizou sábado (15), no Bairro Lajeadinho, a segunda edição do projeto Saúde na Comunidade. Diversos serviços e exames de saúde gratuitos foram disponibilizados. Participaram da iniciativa os profissionais da secretaria e as agentes comunitárias de saúde do PACS, que realizaram verificação de pressão arterial, testes de glicose, exames pré-câncer, orientação bucal e confecção e entrega do cartão SUS.

De acordo com o enfermeiro coordenador do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Marcelo Antonio Abreu, "a participação da comunidade foi muito boa". "A grande procura pelos exames nos incentiva a manter um cronograma e realizar este projeto em todas as comunidades", avalia. Para o secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, "esse projeto é mais uma demonstração de que a secretaria se preocupa com a prevenção de doenças, estimulando as pessoas a fazerem exames que podem detectar problemas de saúde e, em caso de necessidade, realizar o tratamento adequado".

O morador da comunidade, Ângelo Castoldi (84), aproveitou a manhã de sábado para fazer os exames. "É mais fácil quando os serviços são oferecidos na própria comunidade", comenta. No mês de junho, o projeto Saúde na Comunidade será realizado com as comunidades do Jardim da Fonte e Lambari.

Número de atendimentos

-17 pré-câncer