A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente promove, dia 15 de abril, a II Conferência Regional de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios". O evento será realizado no Auditório Itália do Centro Administrativo, a partir das 8h, e é aberto a toda comunidade e representantes de todas as secretarias municipais da Saúde da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS)

O objetivo do encontro é debater temas relevantes para o campo da saúde mental, na região. Serão discutidos também os avanços e desafios em relação ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas, sob a perspectiva da intersetorialidade. A programação inclui mesas temáticas, com palestras sobre Saúde Mental e Políticas de Estado; Consolidação da Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecimento dos Movimentos Sociais; e Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial.

O secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, destaca que desde 2001 esse tipo de evento não era realizado na região e atribui à instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município a oportunidade de sediar o encontro. "Temos a responsabilidade de promover, junto com a 16ª CRS, essa conferência que contará com a participação de todos os municípios da região, e elaborar propostas que serão levadas no encontro estadual, para o aprimoramento dos serviços públicos de saúde mental".

As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo telefone (51) 3751-3290 ou no dia do evento.

Data de publicação: 06/04/2010