O município receberá de 12 a 15 de abril o Programa SESI Cozinha Brasil, que oferecerá cursos gratuitos de preparação de alimentos de maneira racional, nutritiva, econômica e sem desperdícios.

O município receberá de12 a15 de abril o Programa SESI Cozinha Brasil, que oferecerá cursos gratuitos de preparação de alimentos de maneira racional, nutritiva, econômica e sem desperdícios. Os cursos são abertos a todas as pessoas da comunidade que desejam aprender novas receitas e mudar seus hábitos alimentares, através do aproveitamento integral dos alimentos.

Estão abertas 105 vagas, divididas em três turmas, nos horários das 13h às 15h30min, 15h45min às 18h15min e das 18h30min às 21h, totalizando 10 horas/aula cada grupo. Haverá também um curso direcionado a cozinheiras de escolas e entidades, das 7h30min às 12h, com duração de 20 horas/aula. Todos os participantes que tiverem pelo menos 75% de freqüência recebem certificado e um kit com material didático.

Conforme a nutricionista da secretaria municipal de Educação e Cultura, Elisandra Borelli Mottin "o programa tem o objetivo de promover ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida das pessoas, visando a produção e ingestão de alimentação de alto valor nutricional e de baixo custo".

Os cursos serão realizados na Unidade Móvel do SESI, adaptada como cozinha experimental pedagógica, que ficará no terreno ao lado da Casa de Cultura. O oferecimento dos treinamentos é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e SESI. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3751-3400, ramal 2209.

Conheça o programa

O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.

Entre os assuntos abordados pelas nutricionistas que ministram os cursos estão: aproveitamento integral do alimento, higiene pessoal e métodos de higienizar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando desperdício e valorizando a renda.

Data de publicação: 05/04/2010