Diversas apresentações artísticas e culturais marcaram o encerramento das comemorações dos 95 anos do município, quarta-feira (31), no Auditório Itália do Centro Administrativo. A secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, destacou que "Encantado é hoje o que os nossos antepassados edificaram, deixando um legado precioso de exemplo, traduzido nas obras materiais, no cultivo dos princípios morais e religiosos e na valorização das tradições".

Em homenagem ao município, o tradicionalista, poeta e escritor Jorge Moreira declamou o "Poema de Amor para Encantado". Através do relato de fatos pitorescos sobre a emancipação, o historiador Gino Ferri demonstrou profundo conhecimento da história de Encantado. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado abrilhantou o evento com uma peça teatral que apresentou uma trilha desde a imigração até os dias atuais.

Os descendentes das famílias que assinaram a ata de instalação de Encantado, no dia 1º de maio de 1915, foram homenageados. Eles subiram ao palco e receberam uma cópia da ata, onde consta o nome dos antepassados. Outro momento da Noite Cultural foi o lançamento do livro "Descendentes de Amália e Theobaldo Fachini". O Coral Municipal e o Coral São Carlos de Jacarezinho também abrilhantaram o evento com suas apresentações.

O prefeito Paulo Costi destacou a hospitalidade e o espírito empreendedor dos que aqui se enraizaram, seja pelos encantadenses de berço ou por aqueles que adotaram Encantado para viver. Enalteceu também a importância dos colonizadores, em suas diferentes etnias e origens, e aqueles que os sucederam, que promoveram o desenvolvimento do município. "Parabéns a todos que ajudaram a construir Encantado", concluiu.

Data de publicação: 01/04/2010