O Departamento de Meio Ambiente está realizando uma campanha para destinação correta de determinados tipos de lixo, como pilhas, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado.

O Departamento de Meio Ambiente está realizando uma campanha para destinação correta de determinados tipos de lixo, como pilhas, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado. Na sala do departamento está instalado um ponto de coleta desse material, que será devidamente armazenado e posteriormente encaminhado para reciclagem.

O óleo de cozinha usado deverá ser entregue armazenado em garrafas pet de dois litros. Conforme o chefe do departamento, André Boeri, a campanha visa conscientizar a população sobre os graves prejuízos que esse tipo de lixo pode causar ao meio ambiente. "Todas as pessoas que utilizam óleo de cozinha para frituras, seja em casa ou restaurantes, devem armazenar após o uso e dar um destino correto. Cada litro de óleo usado jogado no ralo irá contaminar um milhão de litros de água", explica. O produto recolhido será encaminhado para uma usina de reciclagem que o transforma em biodiesel.

Quanto às lâmpadas fluorescentes, na primeira etapa da campanha será feita a coleta do material usado. Num segundo momento, serão passadas instruções para que os consumidores devolvam as lâmpadas nos locais onde compraram, mediante apresentação de nota fiscal e amparados na Lei Estadual nº 11.187/1997, que trata do destino final das pilhas que contém mercúrio, lâmpadas e baterias de celulares.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Meio Ambiente, telefone (51) 3751-3400, ramal 2210.

Data de publicação: 24/03/2010

Compartilhe!